Esses documentários foram selecionados de acordo com a temática da lista, esses não são filmes tendenciosos com o intuito de fazer propagandas de qualquer natureza ideológica (um filme passar uma ideia é diferente de uma propaganda ideológica tendenciosa que quer forçar uma ideia baseada em termos contraditórios e equivocados). São filmes reais, extremamente humanos e com fatos sustentados por provas críveis. Com certeza muitos irão me perguntar do porque eu não ter colocado nenhum filme da série Zeitgeist, então eu já vou deixar isso claro: os documentários desta série apesar de serem excelentes possuem algumas informações contraditórias e bastante controversas em relação a verdade, então achei melhor deixar de fora.
Esses filmes mudará seu ponto pista sobre vários assuntos e com certeza o fará questionar o senso comum que alienia e atrofia horizontes. Esses são documentários viscerais, que visam o esclarecimento de natureza política, civilizatória, ambiental e social criando uma consciência mais lúcida e crítica sobre diversos assuntos.
“O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância; é a ilusão do conhecimento” - Stephen Hawking
Os filmes estão dispostos em ordem cronológica.

 

30- Cabra Marcado Para Morrer (1984) de Eduardo Coutinho/ País: Brasil

e0b7ce09bd2d6bf0ef8e42bbee38711792
 
Sinopse: O filme é uma narrativa semidocumental da vida de João Pedro Teixeira, um líder camponês da Paraíba, assassinado em 1962. Foi interrompido em 1964, em razão do golpe militar e recomeçado 17 anos depois. Foram reunidos os mesmos técnicos, locais e personagens reais para contar a sua história.
 
Conta a história das Ligas camponesas de Galiléia e de Sapé e a vida de João Pedro através das palavras de sua viúva, Elizabeth Teixeira, que conta sobre a sua vida nesses vinte anos, assim como a de seus filhos, separados dela desde dezembro de 1964.
 

29- Ilha das Flores (1989) de Jorge Furtado/ País: Brasil

ilha-das-flores-capa
 
Sinopse: Um ácido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.
 

28- Notícias de uma Guerra Particular (1999) de João Moreira Salles Kátia Lund/ País: Brasil

hNMPW689z3SF4iKcHWi6iXfUaTk
 
Sinopse: Eleito um dos melhores filmes brasileiros contemporâneos pela Revista de Cinema e vencedor da competição nacional de documentários do festival É Tudo Verdade, Notícias de uma guerra particular é um amplo e contundente retrato da violência no Rio de Janeiro. Flagrantes do cotidiano das favelas dominadas pelo tráfico de drogas alternam-se a entrevistas com todos os envolvidos no conflito entre traficantes e policiais - incluindo moradores que vivem no meio do fogo cruzado e especialistas em segurança pública. A realidade da violência é apresentada sem meio-tons e da forma mais abrangente possível, tornando patente o absurdo de uma guerra sem fim e sem vencedores possíveis.
 

27- Ônibus 174 (2002) de Felipe Lacerda, José Padilha/ País: Brasil

sequestro-onibus-174-rio-2000-original
 
Sinopse: Uma investigação cuidadosa, baseada em imagens de arquivo, entrevistas e documentos oficiais, sobre o seqüestro de um ônibus em plena zona sul do Rio de Janeiro. O incidente, que aconteceu em 12 de junho de 2000, foi filmado e transmitido ao vivo por quatro horas, paralisando o país. No filme a história do seqüestro é contada paralelamente à história de vida do seqüestrador, intercalando imagens da ocorrência policial feitas pela televisão. É revelado como um típico menino de rua carioca transforma-se em bandido e as duas narrativas dialogam, formando um discurso que transcende a ambas e mostrando ao espectador porque o Brasil é um país é tão violento.
 

26- A Corporação (The Corporation, 2003) de Jennifer Abbott, Mark Achbar/ País: Canadá

MCDCORP EC006
 
Sinopse: A partir da polêmica decisão da Suprema Corte de Justiça americana concluindo que uma corporação, aos olhos da lei, é uma "pessoa", são analisados os poderes das grandes corporações no mundo atual. A exploração da mão-de-obra barata no Terceiro Mundo e a devastação do meio ambiente são alguns dos fatos explorados, que entrevistam presidentes de corporações como a Nike, Shell e IBM, além de Noam Chomsky, Milton Friedman e Michael Moore.
 

25- Fahrenheit 11 de Setembro (Fahrenheit 9/11, 2004) de Michael Moore/ País: EUA

Fahrenheit-1024x576
 
Sinopse: O diretor Michael Moore investiga como os Estados Unidos se tornaram alvo de terroristas, a partir dos eventos ocorridos no atentado de 11 de setembro de 2001. Os paralelos entre as duas gerações da família Bush que já comandaram o país e ainda as relações entre o atual Presidente americano, George W. Bush, e Osama Bin Laden.
 

24- Ocupação 101: A Voz da Maioria Silenciada (Ocupation 101, 2006) de Abdallah Omeish, Sufyan Omeish/ País: EUA

manipulation
 
 
Sinopse: Definitivamente, o premiadíssimo "Ocupação 101 - A Voz da Maioria Silenciada" é o melhor documentário para se entender o conflito entre Israel e a Palestina. Trata-se aqui também, de um dos documentários mais baixados no planeta. Um discurso esclarecedor e corajoso. Com certeza, depois dele você verá o conflito de uma maneira muito mais lúcida.
Roubo de terra, prisões sem julgamento, estupros, assassinatos, humilhações, brutalidade banalizada, covardia e desonestidade. Depois de assistir a esse documentário você poderá se questionar, "POR QUE EU NÃO SABIA DISSO?"
(Sinopse original do docverdade)
 

23- O Sindicato: O Negócio por Trás do Barato (The Union - The Business Behind Getting High, 2007) de Brett Harvey/ País: Canadá

theunion-600x337
 
Sinopse: O comércio ilegal de maconha da British Columbia tornou-se um negócio gigante, apelidado de “The Union” (A União) , movimentam mais de 7 bilhões de dólares canadenses por ano. Com mais de 85% de sua produção sendo exportada para os Estados Unidos, “The Union” tornou-se uma questão internacional. Neste Documentário o cineasta Adam Scorgie mostra como funcionam o mercado subterrâneo e o comércio ilegal da maconha. Através de Growers (como são denominadas as pessoas que plantam), policiais, criminologistas, economistas, médicos e ícones da cultura pop, Scorgie analisa as causas e efeitos da “The Union” - Uma industria que pode estar lucrando mais por ser ilegal .
 

22- Terráqueos (Earthlings, 2007) de Shaun Monson/ País: EUA

earthlings
 
Sinopse: Provocante documentário que relata a dependência e a exploração cruel e desrespeitosa da humanidade com relação aos animais, tanto para companhia (pet-shops, fábricas de filhotes e abrigos), alimentação (criação, abate), vestimentas (comércio de peles e couros), entretenimento (circos, rodeios, touradas), e pesquisa científica (experimentos científicos, testes de cosméticos). O filme é narrado pelo indicado ao Oscar Joaquin Phoenix e apresenta músicas criadas pelo artista de platina renomado pela crítica Moby. Em 2005 ganhou 3 prêmios em 3 festivais diferentes Boston, San Diego e Artivist.
 

21- O Mundo Segundo a Monsanto (The World According to Monsanto, 2008) de Marie-Monique Robin/ País: Canadá, França, Alemanha

maxresdefault
 
Sinopse: O documentário "O Mundo segundo a Monsanto" traça a história da principal fabricante de organismos geneticamente modificados (OGM), cujos grãos de soja, milho e algodão se proliferam pelo mundo, apesar dos alertas de ambientalistas.
 

20- Comida S.A. (Food, Inc., 2008) de Robert Kenner/ País: EUA

maxresdefault
 
Sinopse: O documentário Food Inc apresenta a realidade por trás das indústrias de alimentos, que dificultam ao máximo que os consumidores saibam a verdadeira origem do que estão comprando ou ingerindo. A realidade que a indústria pretende esconder a todo custo é baseada em um cenário perverso: uma vida de sofrimento, tortura e confinamento de animais que são explorados para o consumo humano. O filme foi produzido e dirigido por Robert Kenner.
 

19- Utopia e Barbárie (2009) de Silvio Tendler/ País: Brasil

01mgdiretascomiciomarcelopratesdiv
 
Sinopse: Retrata e interpreta o mundo pós-segunda guerra mundial e suas transformações; as utopias que nele foram criadas e as barbáries que o pontuaram. Descreve o desmonte das utopias da geração sonhadora de 1968 e analisa a criação de novas utopias neste mundo globalizado.
 

18- Home: Nosso Planeta, Nossa Casa (Home, 2009) de Yann Arthus-Bertrand/ País: França

PFs3S7VJoZ
 
Sinopse: HOME - NOSSO PLANETA, NOSSA CASA é uma experiência original que registra uma viagem única pelo planeta Terra. Filmado inteiramente do ponto de vista de cima, pelo consagrado fotógrafo Yann Arthus-Bertrand, HOME visa sensibilizar, educar e conscientizar as platéias de todo o mundo sobre a fragilidade de nosso lar, ao demonstrar que tudo que é vivo e belo sobre nosso planeta está interligado. HOME estréia 5 de junho, dia mundial do meio ambiente, em mais de 50 países, com uma missão: alertar que, apesar dos males que causamos nos últimos 50 anos à Terra, ainda há chance de salvarmos nossa casa.
 

17- A História Secreta da Obsolescência Planejada (The Light Bulb Conspiracy, 2010) de Cosima Dannoritzer/ País: Espanha, França

cftv6938
 
Sinopse: A história não contada da obsolescência planejada:
 
Era uma vez ... bens de consumo construídos para durar. Então, em 1920, um grupo de empresários percebeu que quanto mais tempo durasse seu produto, menos dinheiro ele faria, assim, nasceu a obsolescência planejada e os produtos começaram a falhar desde então.
 

16- Trabalho Interno (Inside Job, 2010) de Charles Ferguson/ País: EUA

4HA3MLBmTf0sDqnw4BZlVDiOwG5
 
Sinopse: Narrado por Matt Damon, o documentário revela verdades incômodas da crise econômica mundial de 2008. A quebradeira geral, cujo custo é estimado em US$ 20 trilhões, resultou na perda do emprego e moradia para milhões de pessoas. Com pesquisa e entrevistas, o filme revela as corrosivas relações de políticos, agentes reguladores e a Academia.
 

15- Escolarizando o Mundo (Schooling the World: The White Man's Last Burden, 2010) de Carol Black/ País: EUA, Índia

cOIw3yCvEAJ6nRAxPdWTvnQXOXD
 
Sinopse: Para mudar uma antiga cultura em apenas uma geração, basta mudar a maneira de educar as crianças. O Governo dos Estados Unidos fez isso com a população indígena no século 19, e até os dias de hoje voluntários abrem escolas em locais isolados do mundo com a certeza de que proporcionarão uma “vida melhor” para as crianças nativas. Mas será verdade? O que acontece ao substituirmos os métodos tradicionais de aprendizagem de uma cultura pelo nosso? São perguntas que este documentário tenta responder, ao enfocar os efeitos da educação moderna nas últimas culturas indígenas que ainda existem.
 

14- Cinco Câmeras Quebradas (5 Broken Cameras, 2011) de Emad Burnat Guy Davidi

5-broken-cameras-5
 
Sinopse: Em 2005, uma pequena cidade na Cisjordânia foi dividida por um muro, construído pelo governo israelense. Com o argumento oficial de proteger um povoado das redondezas, eles prepararam o terreno para a tomada de posse de 150 mil judeus israelenses. Mas o agricultor Emad, morador da região, decidiu armar-se de uma câmera e de formas pacíficas de protesto para tentar conservar suas terras.
 

13- Cortina de Fumaça (2011) de Rodrigo Mac Niven/ País: Brasil

Cortina_de_Fuma_a
 
 
Sinopse: Um documentário ousado sobre um tema polêmico que interessa a todos e que precisa ser debatido de forma honesta, a política de drogas no Brasil e no mundo, baseada na proibição de determinadas práticas relacionadas a algumas substâncias, precisa ser repensada porque muitas de suas conseqüências diretas, como a violência e a corrupção por exemplo, atingiram níveis inaceitáveis.
 
O filme fala sobre a relação entre o homem e as drogas psicoativas, revela a discordância entre a atual classificação das drogas e o conhecimento científico sobre essas substâncias, discute a situação particular da Cannabis (maconha), seu uso industrial e medicinal, levanta fatos relacionados ao surgimento dos projetos proibicionista e aponta para o colapso social que algumas cidades, como o Rio de Janeiro, vivem por causa da violência e da corrupção.
 

12- Planeta Água (Planet Ocean, 2012) de Yann Arthus-Bertrand/ País: França

maxresdefault
 
Sinopse: Toda a beleza dos nossos oceanos e sua biodiversidade a partir de belíssimas imagens aéreas e submarinas. O filme traz ricas informações sobre nossos recursos hídricos além de fazer um apelo por sua conservação.
 

11- O Dia que Durou 21 Anos (2012) de Camilo Tavares/ País: Brasil

imagem134_1
 
Sinopse: O documentário narra os interiores – desconhecidos pela maior parte da sociedade brasileira – da participação dos Estados Unidos na preparação e execução do golpe militar em 1964, através de documentos sigilosos que ficaram secretos durante anos. Mostra que os Estados Unidos estava decidido a invadir o Brasil para que o golpe tivesse sucesso.
 

10- Muito Além do Peso (2012) de Estela Renner/ País: Brasil

1412282279243
 
Sinopse: Pela primeira vez na história da raça humana, crianças apresentam sintomas de doenças de adultos. Problemas de coração, respiração, depressão e diabetes tipo 2. Todos têm em sua base a obesidade. O documentário discute por que 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam. As respostas envolvem o governo, os pais, as escolas e a publicidade. Com histórias reais e alarmantes, o filme promove uma discussão sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo.
 

09- O Ato de Matar (The Act of Killing, 2012) de Christine Cynn, Joshua Oppenheimer/ País: Dinamarca, Noruega, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

The-Act-of-Killing-2012-Movie-Image
 
Sinopse: Documentário traz entrevista com o líder paramilitar Anwar Congo e seus comparsas, incluindo o dono de um jornal, todos assassinos confessos vivendo livremente na Indonésia, orgulhosos de todos os seus crimes. Os diretores convencem Congo e sua gangue, que chegaram ao poder após o golpe militar de 1965, a encenar suas táticas de tortura e matança, como se fosse um filme de verdade, incluindo figurinos e efeitos especiais.
 

08- O Peso do Silêncio (The Look of Silence, 2014) de Joshua Oppenheimer/ Dinamarca, Finlândia, Indonésia, Noruega, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Cb-w3eEWwAEpHfP
 
Sinopse: Continuação do aclamado documentário "O Ato de Matar". Aqui, uma família que sobreviveu ao genocídio na Indonésia confronta os homens que mataram um de seus irmãos.
 

07- Cultura Chapada (The Culture High, 2014) de Brett Harvey/ País: EUA

the_culture_high_still
 
Sinopse: Este documentário analisa os argumentos e as ações dos partidários e dos opositores da legalização da maconha.
 

06- O Menino da Internet: A História de Aaron Swartz (The Internet's Own Boy: The Story of Aaron Swartz, 2014) de Brian Knappenberger/ País: EUA

000038.2771.TheInternetsOwnBoyTheStoryofAaronSwartz_still1_AaronSwartz__byNoahBerger
 
Sinopse: O novo filme de Brian Knappenberger, diretor de We Are Legion: The Story of the Hacktivists segue o ativista de Internet e pioneiro de programação Aaron Swartz a partir de sua adolescencia na internet, seu envolvimento com o RSS, a fundação do Reddit, e seu crescente interesse na defesa política relacionada a Cultura Livre. O filme explora também a prisão de Aaron, as táticas da acusação a fundamentar seus "supostos crimes".
 

 05- Citizenfour (2014) de Laura Poitras/ País: EUA

NSA Protest
 
Sinopse: Laura Pointras, por alguns anos (pós 11 de setembro de 2011) pesquisa sobre a segurança nacional e passa a receber e-mails anônimos, assinados sob o pseudônimo de "citizen four". As mensagens falam sobre documentos secretos do governos estadunidense. Em junho de 2013, Laura Poitras vai a Hong Kong encontrar-se com o remetente dos e-mails, Edward Snowden.
 

04- O Sal da Terra (Le Sel de la Terre, 2014) de Juliano Ribeiro Salgado, Wim Wenders/ País: Brasil, França, Itália

salgado-1-e1413574295103
 
Sinopse: Nos últimos 40 anos, o fotógrafo Sebastião Salgado tem viajado através dos continentes, aos passos de uma humanidade sempre em mutação. Ele testemunhou alguns dos principais eventos da nossa história recente; conflitos internacionais, a fome e o êxodo. Ele agora embarca na descoberta de territórios imaculados, da flora e da fauna selvagem e de paisagens grandiosas como parte de um enorme projeto fotográfico. Uma homenagem à beleza do planeta.
 

03- Winter on Fire: Ukraine's Fight for Freedom (2015) de Evgeny Afineevsky/ País: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Ucrânia, EUA

208125
 
Sinopse: O que era uma manifestação pacífica de estudantes se converte em 93 violentos dias de revolução na luta pelos direitos civis na Ucrânia.
 

02- Humano (Human, 2015) de Yann Arthus-Bertrand/ País: França

635800980880688985-166133388_Screen%20Shot%202015-10-10%20at%202.06.14%20PM.imgopt1000x70
 
Sinopse: Com testemunhos e imagens aéreas exclusivas, o introspectivo documentário aborda quem nós somos hoje em dia. Não só como comunidade, mas como indivíduos. Através das guerras, descriminações e desigualdades, confrontamos a realidade que também contempla discursos de solidariedade. Uma reflexão do futuro que queremos para nós, seres humanos, e o planeta.
 

01- Cowspiracy: The Sustainability Secret (2015) de Kip Andersen/ País: EUA

 
Holstein cows
 
Sinopse: "Cowspiracy: The Sustainability Secret é um documentário ambiental inovador que segue o intrépido cineasta Kip Andersen há medida que ele revela a indústria mais destrutiva que o planeta enfrenta hoje - e investiga porque as principais organizações ambientais do mundo estão com muito medo de falar sobre isso.
 
A agropecuária é a principal causa do desmatamento, consumo de água e poluição, é responsável por mais gases de efeito estufa do que o setor de transporte, e é o principal motor da destruição da floresta, extinção de espécies, perda de habitat, erosão do solo, de "zonas mortas" nos oceanos, e praticamente todos os outros problemas ambiental.
 
No entanto, ela continua, quase inteiramente sem contestação.
 
Á medida que Andersen confronta os líderes do movimento ambiental, ele descobre cada vez mais o que parece ser uma recusa intencional de discutir a questão da agricultura animal, enquanto denunciantes da indústria e "cães de guarda" o alertam dos riscos para a sua liberdade e até mesmo para a sua vida se ele se atreve a persistir.
Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário