Cinema e Literatura: 10 Filmes Baseados na Obra de Stephen King

Stephen King é um escritor estadunidense, reconhecido como um dos mais notáveis escritores de contos de horror fantástico e ficção de sua geração. Seus livros foram publicados em mais de 40 países e muitas das suas obras foram adaptadas para o cinema.

Embora seu talento se destaque na literatura de terror/horror, escreveu algumas obras de qualidade reconhecida fora desse gênero e cuja popularidade aumentou ao serem levadas ao cinema, como nos filmes Conta Comigo, Um Sonho de Liberdade (contos retirados do livro As Quatro Estações), Eclipse Total, Lembranças de um Verão e À Espera de um Milagre .

O seu livro The Dead Zone originou a série da FOX com o mesmo nome. O próprio King já escreveu roteiros de episódios para séries, como Arquivo X, em que ele escreveu o roteiro do episódio "Feitiço", da quinta temporada. 

Quando Stephen tinha apenas dois anos, seu pai, Donald Edwin King, abandonou a família. Sua mãe, Nellie Ruth Pillsbury, criou sozinha King e seu irmão mais velho adotivo David, muitas vezes passando por graves dificuldades financeiras. A família se mudou para a cidade natal de Ruth, Durham, Maine mas também passaram vários períodos em Fort Wayne, Indiana e Stratford, Connecticut.


Ainda criança, testemunhou um acidente horrível - um de seus amigos ficou preso em uma ferrovia e foi atropelado por um trem. Muitas pessoas falam que isso inspirou seu lado negro e suas criações perturbadoras, mas ele mesmo descarta essa idéia.

King era um leitor fanático dos quadrinhos EC's horror comics incluindo Tales from the crypt, que estimulou seu amor pelo terror. Na escola, ele escrevia histórias baseadas nos filmes que assistia e as copiava com a ajuda de seu irmão David. King as vendia aos amigos, mas seus professores desaprovaram e o forçaram a parar.

De 1966 a 1971, Stephen estudou Inglês na Universidade do Maine em Orono, onde ele escrevia uma coluna intitulada "King's Garbage Truck" para o jornal estudantil, o Maine Campus. Ele conheceu Tabitha Spruce lá e se casaram em 1971. O período que passou no campus influenciou muito em suas histórias, e os trabalhos que ele aceitava para poder pagar pelos seus estudos inspiraram histórias como "The Mangler" e o romance "Roadwork" (como Richard Bachman).

King ensinou inglês na Academia Hampden em Hampden, Maine. Ele e sua família moravam em um trailer, e ele escreveu histórias curtas, a maioria para revistas masculinas. Como é relatado na introdução de Carrie, a estranha, se um de seus filhos ficasse resfriado, Tabitha brincava, "Qual é, Steve, pense nisso como um de seus monstros." Stephen também desenvolveu um problema com a bebida, que levou mais de uma década para ser resolvido. Ficando famoso

Stephen logo começou vários romances. Uma de suas primeiras idéias era uma moça jovem com poderes psíquicos, mas ele descartou a idéia. Sua esposa resgatou os esboços do lixo e o encorajou a voltar a escrever sobre isso. Após terminar o romance, ele o intitulou "Carrie, a estranha" e mandou para a Doubleday. Ele recebeu $2 500 dólares adiantados (não muito para um romance, mesmo naquela época), mas os direitos autorais fizeram com que ele recebesse $400 000 posteriormente. Pouco antes do livro ser publicado, sua mãe morreu de câncer no útero. Sua tia Emrine leu o romance para ela antes de sua morte.

King admitiu que nessa época ele estava constantemente bêbado e que foi alcoólatra por mais de uma década. Ele também constatou que baseou o personagem Jack Torrance, do livro O Iluminado, nele mesmo. Sua família e amigos intervieram, jogando fora, na sua frente, todos os seus vícios. Stephen King cortou o álcool e qualquer tipo de droga por volta de 1980 e se mantem sóbrio desde então.


10- Cemitério Maldito (Pet Sematary)/ Dirigido por: Mary Lambert/ Ano: 1989


Sinopse: Recentemente os Creeds se mudaram para uma nova casa nos arredores de Chicago. A casa é perfeita, exceto por duas coisas: os reboques, que vivem fazendo barulho na estrada, e o misterioso cemitério no bosque atrás da casa. Os vizinhos dos Creeds estão relutantes em falar sobre o cemitério e eles tem um bom motivo para tal comportamento. Gradativamente o casal toma conhecimento da verdade e ficam chocados ao saberem do perigo que seus filhos correm. Quando o gato da família morre atropelado, eles o enterram em um cemitério índio que tem o poder de ressuscitar o que for deixado naquele terreno, mas as conseqüências são inimagináveis.

09- Creepshow - Show de Horrores (Creepshow)/ Dirigido por: George A. Romero/ Ano: 1982


Sinopse: Na primeira história, "Dia dos Pais", conta sobre Nathan Grantham, um velho demente que, após 7 anos, volta do sepulcro para comer o bolo de Dia dos Pais e se vingar de Bedelia, a filha que o matou, pois não suportava mais seu jeito grosseiro. Além disto Nathan, matou Peter, o grande amor de Bedelia. No 2º conto, "A Morte Solitária de Jordy Verrill", narra sobre Jordy Verrill, um pequeno fazendeiro bem abobado que vê um meteoro cair nas suas terras. Ele pensa então em vendê-lo por US$ 200 para poder pagar as dívidas, mas ao tocar no meteoro contraiu algo que gradativamente o transforma em uma planta. Além disto um líquido que saiu do meteoro faz a vegetação ao redor da sua casa crescer de forma assustadora. No 3º conto, "Indo com a Maré", Richard Vickers, é um vingativo marido que enterra na praia Rebecca, sua esposa, e o amante dela Harry Wentworth. Ambos ficam enterrados na areia até o pescoço para que sejam afogados pela maré, mas algo bem imprevisto acontece. No 4º conto, "A Caixa", Mike, é o zelador de uma faculdade, que liga para o professor Dexter Stanley, dizendo que achou debaixo da escada uma caixa de 1834. Dexter, vai ao seu encontro e, ao abrirem a caixa, surge uma estranha criatura que mata Mike. Apavorado com o acontecido, Dexter, busca auxílio e encontra Charlie Gereson, que não acredita no que ele está dizendo e ao ir examinar o local é também morto. Temendo ser acusado por estes crimes, Dexter, narra o ocorrido para Henry Northrup, outro professor, que tem a ideia de utilizar a criatura para fazer algo que sempre teve vontade, mas lhe faltou coragem: matar Wilma, sua esposa, que sempre o humilhou. Na última história, "Vingança Barata", Upson Pratt, um intratável milionário que tem mania de limpeza, é atacado por uma infinidade de baratas.


08- Na Hora da Zona Morta (The Dead Zone)/ Dirigido por: David Cronenberg/ Ano: 1983


Sinopse: Johnny Smith (Christopher Walken) é um professor de literatura que estava prestes a se casar quando sofre um acidente de carro e fica cinco anos em coma. Ao recobrar a consciência, descobre que perdeu sua carreira e Sarah Bracknell (Brooke Adams), sua noiva, mas em compensação ganhou poderes paranormais que o permitem prever o futuro. Assim, ele tem o poder de alterar o curso dos acontecimentos e este é o seu dilema: interferir ou sofrer sozinho, sabendo das tragédias que estão por acontecer.


07- O Aprendiz (Apt Pupil)/ Dirigido por: Bryan Singer/ Ano: 1998


Sinopse: Garoto (Brad Renfro) descobre que um de seus vizinhos é um ex-criminoso nazista, que vive com outra identidade em sua cidade. Para não entregá-lo às autoridades, exige que o fugitivo lhe relate suas memórias. A partir de então um tenso jogo psicológico surge entre os dois, ameaçando a sanidade do jovem.


06- Carrie, a Estranha (Carrie)/ Dirigido por: Brian De Palma/ Ano: 1976


Sinopse: Carry White, é uma jovem que não faz amigos em virtude de morar em quase total isolamento com Margareth, sua mãe, que é uma pregadora religiosa que se torna cada vez mais ensandecida. Carrie, foi menosprezada pelas colegas, pois ao tomar banho achava que estava morrendo, quando na verdade estava tendo sua primeira menstruação. Uma professora fica espantada pela sua falta de informação e Sue Snell, uma das alunas que zombaram dela, fica arrependida e pede a Tommy Ross, seu namorado e um aluno muito popular, para que convide Carrie, para um baile no colégio. Mas Chris Hargenson, uma aluna que foi proibida de ir à festa, prepara uma terrível armadilha que deixa Carrie, ridicularizada em público, mas ninguém imagina os poderes paranormais que a jovem possui e muito menos a sua capacidade de vingança quando está repleta de ódio.


05- Louca Obsessão (Misery)/ Dirigido por: Rob Reiner/ Ano: 1990


Sinopse: Paul Sheldon (James Caan) é um escritor famoso que sofre um acidente de carro, sendo socorrido por uma enfermeira (Kathy Bates) que se autodenomina sua fã número um. Ela o leva para sua casa e passa a cuidá-lo. Mas, ao ler os originais do novo livro do escritor, percebe que sua personalidade predileta será morta, fazendo com que sua personalidade doentia se revele. Sem poder se locomover, Sheldon se vê à mercê das loucuras da "fã".


04- À Espera de Um Milagre (The Green Mile)/ Dirigido por: Frank Darabont/ Ano: 2000


Sinopse: Baseado em uma história de Stephen King, conheça Paul (Tom Hanks), chefe de guarda de um corredor da morte durante o ano de 1935.

Certo dia, chega em suas celas um prisioneiro imenso chamado John Coffey (Michael Duncan), acusado de estuprar e matar duas jovens meninas.

Um relacionamento entre os dois surge durante o conviver, revelando que Coffey parece ser muito mais do que as impressões sugerem.


03- O Iluminado (The Shining)/ Dirigido por: Stanley Kubrick/ Ano: 1980


Sinopse: Durante o inverno, um homem, é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado, e vai para lá com a mulher e seu filho. Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.


02- Conta Comigo (Stand by Me)/ Dirigido por: Rob Reiner/ Ano: 1986


Sinopse: Em uma pequena cidade florestal do Oregon, quatro amigos - o sensível Gordie (Wil Wheaton), o durão Chris (River Phoenix), o destemido Teddy (Corey Feldman) e o acovardado Vern (Jerry OConnell) - estão à procura do corpo de um adolescente desaparecido. Querendo ser heróis diante dos amigos e aos olhos da cidade, eles partem numa inesquecível viagem de dois dias que se transforma em uma odisséia de autodescoberta. Eles fumam escondidos, contam casos assustadores e descobrem que precisam ficar unidos e encontrar forças que nem imaginavam possuir. Conta Comigo é um filme raro e especial sobre a amizade e as indeléveis experiências do crescimento. Cheio de humor e suspense, o filme é baseado no romance "The Body", de Stephen King.


01- Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption)/ Dirigido por: Frank Darabont/ Ano: 1994


Sinopse: Em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada quando mandado para uma penitenciária para cumprir prisão perpétua por ter assassinado sua mulher e o amante dela. No presídio, faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro do presídio.



Sobre o autor:

Leandro Godoy é o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Também é escritor do site Obvious. Gosta dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Seus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário