Os 10 Melhores Filmes de Ação de 2000 até Agora

Esses são para mim os melhores filmes que representam o cinema de ação deste começo de século. Estes filmes são a síntese do que é o gênero de ação, ou seja, filmes com excelentes roteiros, efeitos visuais em CGI e práticos mesclados de uma forma que não transformem as cenas em poluições visuais cansando o espectador, boas atuações e cenas de ação memoráveis.

Infelizmente esta lista não foi difícil de se fazer porque a maioria dos filmes de ação que saíram neste começo de século foram ruins sem nenhum peso para o cinema. Mas também, os fãs do gênero não podem reclamar dos pouquíssimos filmes lançados, porque os que fogem do statos quo de como fazer cinema de ação modernos com muito efeito em CGI e nada de outros elementos, fizeram obras-primas do gênero.

O requisito para que eu fizesse esta lista foi a originalidade, os limites transpostos pelos criadores destas magníficas obras sem os deixar cair na tentação de usarem as novas tecnologias do cinema, se perdendo em suas facilidades. Levei em consideração aquilo que o gênero perdeu nos últimos tempos, a veracidade que deslumbra, entusiasma, choca e diverte sem ser efêmero mas liberando adrenalina e causando sensações permanentes.


10- Os Invencíveis (Joheunnom Nabbeunnom Isanghannom)/ Dirigido por: Kim Jee Woon/ Ano: 2008/ Coréia do Sul


Sinopse: Nos anos de 1930, no deserto da Manchúria, três coreanos foras-da-lei envolvem-se numa aventura cheia de ação. O Estranho rouba um mapa de um oficial japonês; O Mau é pago para recuperá-lo; O Bom é um caçador de recompensas que vai atrás dos dois outros homens. Num clima de faroeste, o destino destes três homens se cruza e todos terão de lidar com os exércitos nipônico e chinês, além de vários bandidos russos que cruzam pelo caminho.


09- Exilados (Fong juk)/ Dirigido por: Johnnie To/ Ano: 2006/ País: Hong Kong


Sinopse: O lugar: Macau. Cidade onde todos buscam a chance de ganhar dinheiro, antes que uma nova era se inicie. Um membro renegado, que está tentando uma nova vida ao lado de sua família, passa a ser procurado por dois mafiosos de Hong Kong. Mas os assassinos entram num dilema quando encontram dois antigos membros da máfia, cuja missão é proteger o alvo a qualquer custo. Uma simples e velha foto de infância nos revela a amizade que existe entre estes cinco homens e o porquê eles serão eternamente leais uns aos outros.


08- A Origem (Inception)/ Dirigido por: Christopher Nolan/ Ano: 2010/ País: EUA


Sinopse: Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) é um habilidoso ladrão, o melhor na perigosa arte da extração, o roubo de valiosos segredos das profundezas do subconsciente durante os sonhos das pessoas, quando a mente fica totalmente vulnerável. Essa rara habilidade de Cobb fez dele um cobiçado jogador nesse traiçoeiro novo mundo da espionagem corporativa, mas também fez dele um fugitivo internacional que perdeu tudo o que mais amava. Agora, uma chance de redenção foi oferecida a Cobb. Um último trabalho pode trazer sua vida normal de volta, mas somente se ele conseguir o impossível – inserção. Ao invés de fazer o roubo perfeito, Cobb e sua equipe de especialistas têm que fazer o oposto: a missão não é roubar uma ideia, mas sim plantar uma ideia. Se eles obtiverem sucesso, pode ser o crime perfeito. Mas nem mesmo um plano cuidadoso poderia prepará-los para um perigoso inimigo que parece prever cada movimento deles. Um inimigo que somente Cobb poderia prever.


07- O Gosto da Vingança (Dalkomhan Insaeng)/ Dirigido por: Kim Jee Woon/ Ano: 2005/ País: Coréia do Sul


Sinopse: Sun-woo é o homem de confiança de Kang, um poderoso chefão da máfia. Sua nova missão é vigiar a jovem namorada de Kang para descobrir se ela tem um amante e, se confirmado, assassinar o casal. Quando ele finalmente encontra a garota com outro homem, ao invés de matá-los, Sun-woo resolve ajudar os dois a fugir do mafioso, em uma atitude inesperada e incoerente com sua reputação de assassino frio. Kang, inconformado com a traição, manda matar Sun-woo, que reage com uma vingança sangrenta e brutal.


06- 13 Assassinos (Juusan-nin no Shikaku)/ Dirigido por: Takashi Miike/ Ano: 2010/ País: Japão


Sinopse: A história, ambientada no Japão Feudal, é centrada num homem que assassina e estupra inocentes, sempre protegido pela lei. Para o impedir, surge a força secreta dos treze assassinos, cada um com uma habilidade singular, dispostos a uma missão suicida para acabar com o mal.


05- A Batalha dos Três Reinos (Red Cliff)/ Dirigido por: John Woo/ Ano: 2008/ País: China


Sinopse: A história se baseia em eventos dos anos 220 a 280 D.C. e conta uma passagem do Romance dos Três Reinos, livro escrito por volta do ano 1350 por Luo Guanzhong.

Nele, os três feudos existentes no território chinês entram em conflito.

A batalha climática, que envolveu cerca de um milhão de combatentes, teve de um lado dois senhores, Sun Quan and Liu Bei, derrotando o superior exército invasor de Cao Cao.

Pouco tempo depois, a dinastia Han terminou oficialmente e o país foi dividido entre os três reinos.

A Batalha dos Três Reinos é a primeira parte de uma saga de mais de quatro horas.

O longa ainda possui uma segunda parte.


05/01-  A Batalha dos Três Reinos II (Red Cliff II)/ Dirigido por: John Woo/ Ano: 2009/ País: China


Sinopse: Do aclamado diretor de “Missão: Impossível II”, “Face / Off” e “The Killers”, diz um deslumbrante, visionário épico baseado na lendária Batalha de Red Cliff, em que uma força de cinquenta mil derrotou um exército de quase um milhão. Em 208 dC, nos últimos dias da dinastia Han, o Primeiro-Ministro astutos Cao Cao convenceu o inconstante Imperador Han, a única forma de unir toda a China foi a declarar guerra aos os reinos da Xu no Oeste e Leste Wu no sul. Assim começou uma campanha militar de escala sem precedentes, liderados pelo primeiro-ministro. Sem outra esperança de sobrevivência, os reinos do Oriente Xu e Wu formaram uma aliança improvável. Várias batalhas de força e sagacidade ocorreram, tanto em terra e na água, acabou culminando na batalha do Red Cliff. Durante a batalha, dois mil navios foram queimados, e o curso da história chinesa foi mudado para sempre.


04- Batman - O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight)/ Dirigido por: Christopher Nolan/ Ano: 2008/ País: EUA


Sinopse: Após dois anos desde o surgimento do Batman (Christian Bale), os criminosos de Gotham City têm muito o que temer.

Com a ajuda do tenente James Gordon (Gary Oldman) e do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart), Batman luta contra o crime organizado.

Acuados com o combate, os chefes do crime aceitam a proposta feita pelo Coringa (Heath Ledger) e o contratam para combater o Homem-Morcego.


03- O Homem de Lugar Nenhum (Ajeossi)/ Dirigido por: Jeong-beom Lee/ Ano: 2010/ País: Coreia do Sul


Sinopse: A única ligação de um ex-agente especial do CHA, Tae-shik, com o resto do mundo é uma menina, So-mi, que mora nas proximidades. Sua mãe, Hyo-Jeong, contrabandeia drogas de uma organização de tráfico de drogas e confia Tae-shik, com o produto, sem deixá-lo saber. Os traficantes descobrem sobre o contrabando e sequestram Hyo-Jeong e So-mi. A gangue promete libertá-los se Tae-shik, fazer uma entrega para eles, no entanto, o que eles realmente planejam é um grande complô para eliminar um líder rival de drogas. Quando o corpo de Hyo-Jeon, é descoberto, Tae-shik, percebe que a vida de So-mi, também pode estar em perigo. Tae-shik, fica furioso com a perspectiva de que So-mi, pode já estar morta e se prepara para uma batalha, pondo sua própria vida em risco.


02- Operação Invasão (Serbuan Maut)/ Dirigido por: Gareth Evans/ Ano: 2011/ País: Indonésia


Sinopse: Na trama, uma tropa de elite da polícia precisa invadir um edifício de 30 andares, completamente tomado por bandidos, para prender um mafioso armado até os dentes com o seu exército pessoal e traficantes de droga.


02/01- Operação Invasão 2 (Serbuan maut 2)/ Dirigido por: Gareth Evans/ Ano: 2014/ País: Indonésia 


Sinopse: A continuação começa horas após o primeiro filme, com Rama (Uwais) assumindo uma missão de infiltração em um sindicato do crime local para proteger sua família e revelar a corrupção na força policial de sua própria unidade.


01- Mad Max‬: Estrada da Fúria (Mad Max: Fury Road)/ Dirigido por: George Miller/ Ano: 2015/ País: Austrália, EUA


Sinopse: Assombrado por seu turbulento passado, Mad Max acredita que a melhor maneira de sobreviver é vagar sozinho. No entanto, ele é levado por um grupo em fuga através de Wasteland em um War Rig (carro de guerra) dirigido por uma Imperatriz de elite chamada Furiosa. Eles estão fugindo de uma cidadela tiranizada por Immortan Joe, que teve algo insubstituível roubado. Enfurecido, o senhor da guerra convoca todas as suas gangues e persegue os rebeldes impiedosamente na estrada de guerra que se segue.



Sobre o autor:

Leandro Godoy é o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Também é escritor do site Obvious e La Parola. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário