15 Filmes de Ação de Hong Kong que Não São Sobre Artes Marciais:

Na minha opinião não há filmes de ação mais surpreendentes, divertidos e frenéticos do que os orientais. A China é um país prolífero neste estilo de cinema, e lá estão os maiores artistas deste gênero que o mundo já viu, como o Jackie Chan, John Woo, Sammo HungJohnnie ToYuen Woo Ping, Chow Yun-Fat entre vários outros. Vários desses artistas chineses tentaram a fama em terras ocidentais, mas foram poucos (ou quase nenhum) que conseguiram sua tão sonhada conquista de hollywood sendo tão originais, subversivos e criativos quanto eram em suas terras natais.

Os filmes de ação chineses redefiniram todo o gênero, desde a estética quanto a narrativa tornando estes filmes mais violentos, estilosos e surreais. Algo que é bastante copiado principalmente pelos filmes de ação norte-americanos atuais.

Esta lista remete aos filmes de ação que não possuem as artes-marciais como temática, ou seja, a busca do poder físico e espiritual supremo através do kung fu, um conceito bastante abordado pela a maioria dos filmes de ação chineses. Apesar de que alguns desses filmes possuirem bastantes cenas de lutas.

Para quem curte filmes de ação orientais esta lista é uma joia rara.


15- Eastern Condors (Dung Fong Tuk Ying)/ Direção: Sammo Hung/ Ano: 1987


TRAILER:


Sinopse: O Pentágono envia um grupo de prisioneiros chineses como chamariz numa missão secreta para destruir um depósito de munições abandonado pelo exército americano no Vietnã.Quando o avião que transportava o verdadeiro grupo de comandos cai, Tung Ming-Sun (Sammo Hung) e Man Yen Chieh (Yuen Biao) lideram os incautos criminososna missão das suas vidas. Pelo caminho, são acompanhados por belas rebeldes do Vietnã (lideradas pela Miss Hong Kong, Mina Joyce Godenzi), encontram um cruel general e sofrem as piores torturas.Até mesmo o mestre das cenas de acção Yuen Wo-ping (Matrix, O Tigre e o Dragão) tem um pequeno papel nesta aventura excitante e carregada de adrenalina pela selva asiática.


14- A Flor da Pele (Xia Dao Gao Fei)/ Direção: Ringo Lam/ Ano: 1992


TRAILER:


Sinopse: Jeff trabalha como segurança de um Night Club em Bangkok. Para salvar a vida de seu amigo Sam que está devendo para um perigoso agiota, junta-se a Judge um alucinado e cruel traficante, num plano audacioso para roubar um carregamento de armas. O que ele não sabe é que esta marcado para morrer e será alvo de uma dupla traição. Durante o roubo, Jeff é alvejado e deixado para morrer numa casa em chamas da qual escapa instante antes dela explodir. Gravemente ferido consegue se esconder e é tido como morto na explosão. Após uma longa recuperação de volta a Hong Kong e descobre que sua namorada Mona e sue Amigo Sam, tornaram-se amantes. Pondo suas emoções de lado, Jeff agora só pensa em vingar de Jude e sua gang. Muita ação e emoção num filme em que Ringo Lam e Chow Yun-Fat redefinem a estética da ultraviolência.


13- Projeto China ('A' Gai Wak)/ Direção: Jackie Chan, Sammo Hung/ Ano: 1983


TRAILER:


Sinopse: Hong Kong, fim do século XIX. Apesar da rivalidade existente entre a marinha e a polícia na época, todos os marinheiros, incluindo o marinheiro Dragon Mi Yong, são obrigados a fazer parte da polícia para combater e perseguir os cruéis piratas em seus roubos e saques.


12-  Eleição - Submundo do Poder (Hak Se Wui)/ Direção: Johnnie To/ Ano: 2005


TRAILER:


Sinopse: Como acontece a cada dois anos, é chegada a hora dos membros da Sociedade Wo Shing elegerem seu novo presidente. A rivalidade emerge entre os candidatos que disputam o cargo. Lok (Simon Yam) é o favorito para ganhar, mas seu rival Big D (Tony Leung Ka Fai) não medirá esforços para que isso mude, incluindo contrariar anos de tradição e influenciar o voto com dinheiro e violência.


11- My Heart is That Eternal Rose (Sha shou hu die meng)/ Direção: Patrick Tam/ Ano: 1989


TRAILER:


Sinopse: Lap (Joey Wang) é uma jovem que tem sua vida transformada quando seu pai e seu namorado Rick (Kenny Bee) assassinam um policial. Rick é obrigado a fugir do país e Lap promete esperá-lo, mas como seu pai é apanhado pela polícia,ela decide pedir ajuda ao poderoso chefe Shen (Michael Chan), que garante a liberdade do pai de Lap caso ela se torne sua amante. Anos mais tarde, Rick volta como um matador de aluguel e ambos se reencontram. Lap quer fugir com o amado, mas Shen jamais perdoará essa traição. A única pessoa que pode ajudar o casal é Cheung (Tony Leung Chiu Wai), o tímido empregado de Shen, encarregado de proteger Lap, e que nutre uma paixão secreta pela moça.


10- Tiger Cage (Dak ging to lung)/ Direção: Yuen Woo Ping/ Ano: 1988


TRAILER:


Sinopse: Um policial corrupto chamado "Tio" Te se envolve no tráfico de drogas internacional, mas seus planos foram frustrados pelo grupo de policiais de Hsiu. Como vingança, Te assassina Hsiu e sua namorada Shirley e seus amigos procuram vingança indo atrás dos responsáveis. Nisto outras mortes acabam ocorrendo até que um dos policiais, Ah Yu, descobre que o verdadeiro mandante é alguém mais próximo do que se imagina.


09- Exilados (Fong juk)/ Direção: Johnnie To/ Ano: 2006


TRAILER:



Sinopse: Macau. Cidade onde todos buscam a chance de ganhar dinheiro, antes que uma nova era se inicie. Um membro renegado, que está tentando uma nova vida ao lado de sua família, passa a ser procurado por dois mafiosos de Hong Kong. Mas os assassinos entram num dilema quando encontram dois antigos membros da máfia, cuja missão é proteger o alvo a qualquer custo. Uma simples e velha foto de infância nos revela a amizade que existe entre estes cinco homens e o porquê eles serão eternamente leais uns aos outros.


08- Police Story: A Guerra das Drogas (Ging Chat Goo Si)/ Direção: Jackie Chan/ Ano: 1985


TRAILER:


Sinopse: Após capturar um poderoso chefão das drogas, um policial exemplar é designado para proteger a única testemunha de acusação. Relutante, ele aceita a missão, mas no dia do julgamento descobre que sua protegida desapareceu. O traficante é solto por falta de provas e, como vingança, arma uma cilada para incriminá-lo, acusando-o do assassinato de um policial. Sua habilidade em artes marciais será sua única arma para escapar dos capangas do chefão que estão no seu encalço, assim como se manter longe dos companheiros de profissão que querem vingar a morte do amigo, até que o julgamento esclareça finalmente os fatos.


07- Alvo Duplo (Ying Hung Boon Sik)/ Direção: John Woo/ Ano: 1986


TRAILER:


Sinopse: Dois irmãos, um policial e outro marginal, se envolvem com o violento submundo de Hong Kong. Apesar das diferenças, ambos são muito unidos. Tse Kit, tenta fazer carreira na polícia enquanto Tse Ho, trabalha para o sindicato do crime. Ho, está disposto a largar o crime para ajudar o irmão, mas antes tem que fazer um último serviço. Ser mediador num carregamento de dinheiro falso em Taipei. O plano fracassa quando Tam Shing, um encarregado de Ho, o trapaceia colocando-o na prisão. Depois de cumprir pena, Ho, procura levar uma vida honesta como motorista de táxi, mas o destino o coloca frente a frente com Shing. Este se utiliza de chantagem para que Ho, volte a marginalidade e ameaça a vida de seu irmão Kit. Para acabar com o inimigo comum, só resta uma saída para Ho e Kit, terminarem com a rivalidade e lutar por suas vidas.


06- Drug War (Du Zhan)/ Direção: Johnnie To/ 2012



TRAILER:



Sinopse: O Capitão Zhang (Sun Honglei) e a sua equipa lutam com todas as forças para travar o tráfico de drogas. Quando Timmy Choi (Louis Koo), um traficante, é capturado, é-lhe oferecido um acordo para ajudar Zhang a deter alguns barões do narcotráfico. Porém, e apesar de Choi mostrar-se cooperativo, o Capitão Zhang não crê que ele vá mesmo trair os seus amigos.


05- Perigo Extremo (Lung fu fong wan)/ Direção: Ringo Lam/ Ano: 1987


TRAILER:


Sinopse: A morte de um agente faz a polícia perder a última pista que levaria ao comando de um sindicato especializado em roubo de jóias. Koo Chow, designado por Lau, responsável pelo caso, infiltra-se no sindicato de chega a Foo, cabeça da organização que, antes de aceitá-lo no grupo, o submete a situações muito perigosas. A cada investida mal sucedida, a polícia vai fechando o cerco e chega cada vez mais próxima da linha de fogo.


04- Bala na Cabeça (Die Xue Jie Tou)/ Direção: John Woo/ Ano: 1990


TRAILER:


Sinopse: No final dos anos 1960, três amigos deixam sua nativa Hong Kong rumo a Saigon. Querem ganhar dinheiro fácil, mas acabam se envolvendo com a máfia local e sofrem as consequências, colocando em risco a longa amizade que os une.


03- O Matador (Dip huet seung hung)/ Direção: John Woo/ Ano: 1989


TRAILER:



Sinopse: Atormentado por um complexo de culpa e pelo desejo de vingança, Jeff (Chow Yun Fat) um matador profissional se depara com Lee (Danny Lee), um policial veterano que no corrupto submundo de Hong Kong, lança mãos de todos os métodos possíveis para capturá-lo. Dois homens obstinados com a idéia de cumprir seu dever. Entre eles surge uma amizade ambígua, com diferentes visões de honra e moral. Amor, violência, traição, vingança e amizade se misturam nesta verdadeira obra-prima de John Woo.


02- Conflitos Internos (Mou Gaan Dou)/ Direção: Siu Fai Mak, Wai-keung Lau/ Ano: 2002


TRAILER:


Sinopse: Chan Wing Yan é um policial experiente, enviado sob disfarce para infiltrar-se em um perigoso círculo criminoso. Especialista em desfazer quadrilhas, ele acredita que esta será mais uma missão rotineira. Mas um espião foi plantado no departamento de polícia... e agora Chang corre perigo.


01- Fervura Máxima (Lat Sau San Taam) /Direção:  John Woo/ Ano: 1992


TRAILER:


Sinopse: Em Hong Kong, Yuen (Chow Yun-Fat), um inspetor de polícia que é normalmente conhecido como Tequila, fica transtornado quando seu parceiro morre em um tiroteio com gângsters em uma casa de chá. Tequila então se une a Alan, um assassino profissional, para vingar o amigo e impedir que esta quadrilha mate gente inocente.



Sobre o autor:

Leandro Godoy é o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Também é escritor do site Obvious e La Parola. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. Boa lista, sou tão fã dos filmes de lá que dos 15, eu vi 14, dessa lista só não vi Eleição submundo do poder. Nenhum filme dessa lista é ruim. Tem tanto filme de Hong Kong foda que tinha que fazer um top 100, e ainda assim ia ficar faltando mais kkkkk

    ResponderExcluir