25 Animações Obscuras que Você Precisa Assistir

Estas geniais animações são o que há de mais extraordinário no universo da sétima arte, o contexto narrativo proporcionado pela fluidez como a narrativa pode ser conduzida numa história contada através de ''caneta e papel'' é de uma magia e beleza inigualáveis.

Nesta lista procurei colocar as animações que possuem um subtexto obscuro, que choca e perturba, que são ultravioletas e dramáticas não só no sentido gráfico mas em toda suas características como obras demasiadamente humanas em seu estado mais mórbido, primitivo e sombrio.

Estas geniais animações passeiam em todos os gêneros, no drama e no horror, na ficção científica e na fantasia, e são o que há de mais obscuro neste estilo artístico sempre mantendo uma qualidade inestimável entre obra e criação.

25- Asura (Keiichi Satou, 2012)/ País: Japão


TRAILER:


Sinopse: No século 15 em Kyoto, no sopé de um templo destruído, um animal nasce no fogo e destruição. Mergulhados em uma época de guerra, caos e fome, a vida o ensinou a comer carne humana para sobreviver e a loucura deu à luz a ele, ele é uma criança canibal bestial, chamado Asura, nome do espírito budista guerreiro, ou anti-Deus. Órfão ainda criança Asura, cresce para se tornar uma pequena máquina assassina de matar e comer tudo em seu caminho, até que ele conhece uma linda garota da aldeia, Wakasa. Wakasa, o alimenta, ensina a falar, e trabalha para transformá-lo em um ser humano.

24- Fogo e Gelo/ Fire and Ice (Ralph Bakshi, 1983)/ País: EUA


TRAILER:


Sinopse: O mundo está em guerra. Lord Nekron, o poderoso senhor do Reino do Gelo, quer transformar o planeta numa enorme geleira. Mas sua tarefa não será fácil. Depois de raptar a bela Teegra, filha do Rei Jarot, líder do Refúgio do Sol, Nekron terá que eliminar dois valentes guerreiros: Larn e o Lobo Negro, que valem por um exército. Do diretor e roteirista das séries Homem-Aranha, Hulk, Capitão América e Homem de Aço.


23- Belladonna of Sadness/ Kanashimi no Belladonna (Eiichi Yamamoto, 1973)/ País: Japão


TRAILER:


Sinopse: Animação art house que segue a história de Jeanne, uma camponesa que é estuprada, acusada de ser bruxa e que faz um pacto com o demônio.
A história se passa em uma brutalmente repressiva e exploradora sociedade feudal.

Possui um estilo gráfico sugestivamente erótico, violento e psicodélico.

Baseado livremente no livro "Satanism and Witchcraft" de Jules Michelet.


22- Felidae - O Gato Detetive/ Felidae (Michael Schaack, 1994)/ País: Rússia


TRAILER:


Sinopse: Um gato chamado Francis se muda com seu dono para um novo bairro, assim que põe a pata em sua nova casa ele é surpreendido pelo corpo morto de um outro gato, então Francis resolve dar uma de detetive e descobrir o que está por trás dos constantes assassinatos de Gatos daquela região.


21- Heavy Metal - Universo em Fantasia/ Heavy Metal (Gerald Potterton, 1981)/ País: EUA


TRAILER:


Sinopse: O filme combina três elementos: os efeitos visuais fantásticos, uma animação fabulosa e uma banda sonora extraordinária.

Trata-se de uma história futurista sobre um brilhante e misterioso globo verde que nos transforma através de uma série de aventuras no passado, no futuro e mais além. Para alguns, é uma jóia que têm de possuir. Outros têm de possuir. Outros adoram-no como a um Deus.

Para outros, este globo verde é sinónimo de destruição. Mesmo após a morte, o seu poder continua. De guerra em guerra, de mundo em mundo, este globo verde parece invencível.


20- O Rei dos Porcos/ Dwaejiui Wang (Yeun Sang-Ho, 2011)/ País: Coréia do Sul


TRAILER:


Sinopse: Kyung Min (um empresário) e Jong Suk (um escritor fracassado), rememoram, durante um jantar, os dias de escola; quando um grupo cruel de alunos, os "cães", impuseram um reinado de terror sobre os outros alunos, os "porcos”. Quinze anos depois, a memória de um colega heroico que ousou enfrentar os "cães" permanece, mas os faz rever o lado sombrio da sua amizade.


19- Blood: The Last Vampire (Hiroyuki Kitakubo, 2000)/ País: Japão


TRAILER:


Sinopse: O filme apresenta a história de uma jovem garota chamada Saya, que armada com uma espada japonesa é enviada por uma “organização” misteriosa para caçar vampiros, que se escondem entre os habitantes da Base da Força Aérea Norte Americana, de Yokota – uma pequena enclave americana à 30 km de Tóquio.


18- Os Mestres do Tempo/ Les Maîtres du Temps (René Laloux, 1982)/ França


TRAILER:



Sinopse: O piloto Claude é obrigado a fazer um pouso de emergência no planeta Perdide. Ele fica ferido mas ainda tem tempo para avisar o seu amigo Jaffar o que está acontecendo. Claude manda que seu pequeno filho Piel, com apenas cinco anos, procure refúgio nas montanhas antes que as vespas gigantes que controlam o planeta apareçam. O que se segue é a luta do pequeno menino pela sobrevivência em um planeta estranho.


17- Vampire Hunter D: Bloodlust/ Banpaia Hantā Dī: Buraddorasuto (Yoshiaki Kawajiri, 2000)/ País: Japão


TRAILER:


Sinopse: Em um futuro distante, os vampiros dominam a noite, mas sua população está diminuindo, devido ao alto valor das recompensas oferecidas por suas cabeças. Caçadores de recompensas, ávidos por dinheiro, são os principais responsáveis pelo extermínio destes vampiros. Um destes caçadores é diferente dos demais: ele é um dhampir. Meio-humano, meio-vampiro, em guerra com sua própria consciência e temido por todos, este caçador possui a alma atormentada e leva uma existência solitária. Seu nome é D. Quando a bela Charlotte é raptada por Meier Link, um poderoso vampiro cuja aura maligna é capaz de entortar cruzes de ferro e congelar fontes de água corrente, mesmo não gostando da ideia de oferecer o serviço a um dhampir, a família de Charlotte resolve contratar D, para que ele encontre a bela jovem, viva ou morta. Contando com a ajuda de sua "mão esquerda", D terá a tarefa de enfrentar não apenas o assustador Link e seus seguidores, mas a concorrência de outros caçadores de recompensas, como os Irmãos Marcus.


16- Paprika/ Papurika (Satoshi Kon, 2006)/ País: Japão


TRAILER:


Sinopse: Num futuro próximo, o Dr. Tokita (Tôru Furuya) inventa um poderoso aparelho chamado DC-Mini, que torna possível o acesso aos sonhos das pessoas. Sua colega, a Dra. Atsuko Chiba (Megumi Hayashibara), psicoterapeuta e pesquisadora de ponta, desenvolve um tratamento psiquiátrico revolucionário a partir do aparelho. Mas, antes de seu uso ser sancionado pelo governo, o DC-Mini é roubado. Quando vários dos pesquisadores do laboratório começam a enlouquecer e a sonhar em estado de vigília, Atsuko assume seu alter-ego, Paprika, a bela "detetive de sonhos", para mergulhar no mundo do inconsciente e descobrir quem está por trás da tragédia.


15- Metrópolis/ Metoroporisu (Rintaro, 2001)/ País: Japão


TRAILER:


Sinopse: Metropolis é uma grande cidade do futuro, onde convivem homens e robôs. A civilização atingiu um outro estágio e as sociedades estão absolutamente segmentadas. É neste cenário que o detetive Syunsaku Ban e seu parceiro Kenichi procuram pelo Dr. Laughton. A dupla quer não só prender o cientista, como também se apoderar de Tima, a jovem robô criada por ele.


14- Sword of the Stranger/ Stranger: Mukou Hadan (Masahiro Andō, 2007)/  País: Japão


TRAILER:


Sinopse: A história se passa no período Senkoku. Um rounin chamado Nanashi, salva o garotinho Kotarou, e seu cão Tobimaru, em um templo abandonado. Kotarou, não tem família, é perseguido por uma misteriosa milícia da China e contrata Nanashi, como guarda costas. Entre os que perseguem Kotarou, está um homem chamado Rarou, um guerreiro muito habilidoso com cabelo loiro e olhos azuis. Ele obedece um velho chamado Byakuran, e é membro da milícia chinesa. Diferente de seus companheiros na milícia, ele não serve imperador algum e apenas deseja lutar com o mais forte.


13- Ninja Scroll/ Jûbê ninpûchô (Kevin Seymour, Yoshiaki Kawajiri 1993)/ País: Japão


TRAILER:


Sinopse: Jubei é um ninja errante que fica emaranhado em uma conspiração contra sua própria vontade.

E de forma relutante faz equipe junto com um velho monge chamado Dakuan e a ninja Kagero.

O trio deverá correr contra o tempo para descobrir o cabeça por trás de um enredo para o que mais conquista do mundo.

Entretanto, os Oito Demônios de Kimon não farão a missão fácil para Jubei e seus colegas.


12- Jin-Roh: The Wolf Brigade/ Jin Roh (Hiroyuki Okiura, 1999)/ País: Japão


TRAILER:


Sinopse: Em um Japão hipoteticamente ocupado pela Alemanha nazista após a guerra, grupos armados anti-governamentais lutam ferozmente por mudanças nas opressoras políticas sociais em vigor. Buscando evitar o uso das Forças Armadas ainda em processo de reorganização e tentando impedir uma ascensão exagerada do poder policial dentro da política, o governo resolveu criar uma terceira organização, fortemente armada e extremamente versátil. Seu nome: Organização Policial da Capital ou CAPO. Durante uma das revoltas contra o governo, Fuse Kazuki (membro das Unidades especiais da CAPO) encontra uma "Chapéuzinho Vermelho". A partir daí, tudo em que o policial acreditava e confiava vai mudar drasticamente.


11- Valsa com Bashir/ Vals Im Bashir (Ari Folman, 2008)/ País:  Alemanha, Austrália, Bélgica, EUA, Finlândia, França, Israel, Suíça


TRAILER:


Sinopse: Numa noite num bar, um homem conta ao velho amigo Ari sobre um pesadelo recorrente no qual é perseguido por 26 cães alucinados. Toda noite é o mesmo número de bestas. Ambos concluem que o pesadelo tem a ver com a missão deles no exército israelense contra o Líbano, décadas atrás. Ari, no entanto, fica surpreso ao perceber que não consegue mais se lembrar de nada sobre aquele período da sua vida. Intrigado com o enigma, Ari decide se encontrar e entrevistar velhos camaradas pelo mundo. Ele tem necessidade de descobrir toda a verdade sobre aquele tempo e sobre si mesmo. E quanto mais ele se aprofunda no mistério, mais suas lembranças se tornam aterrorizantes e surreais.


10- Ghost in the Shell - O Fantasma do Futuro/ Kôkaku Kidôtai (Mamoru Oshii, 1995)/ País: Japão


TRAILER:


Sinopse: Major Motoko é uma agente cibernética e líder da unidade do serviço secreto Esquadrão Shell. Formado pelo governo para combater a onda de crimes, eles são informados de que um famoso criminoso, "expert" em computadores, está no Japão. O suspeito é conhecido apenas pelo codinome "Mestre Marionete".


09- Akira (Katsuhiro Ōtomo, 1988)/ País: Japão


TRAILER:


Sinopse: Kaneda é um líder da gangue de motoqueiros, que tem um amigo próximo envolvido em um projeto governamental secreto chamado Akira. Para salvar seu amigo, Kaneda pede ajuda para vários grupos como: ativistas anti-governo, políticos gananciosos, cientistas irresponsáveis e poderosas forças militares. Durante o confronto, Tetsuo recebe uma força sobrenatural que resulta em conseqüências para o resto de sua vida.


08- Planeta Fantástico/ La Planète Sauvage (René Laloux, 1973)/ País: França


TRAILER: 


Sinopse: No planeta Yagam vivem humanóides chamados de Oms, que são escravos (ou animais de estimação) dos Draggs, uma raça de gigantes com mais de dez metros de altura, olhos vermelhos e pele azul. O planeta é um lugar indefinido onde os homens parecem insetos aos olhos dos Draggs.


07- The Plague Dogs (Martin Rosen, 1982)/ País: EUA


TRAILER:


Sinopse: Dois cachorros, Rowf e Snitter, fogem de um laboratório que realizava cruéis experimentos em animais, e são obrigados a sobreviver como selvagens. Recebem a ajuda de uma raposa para caçar, entretanto, quando as ovelhas de uma fazenda local começam a desaparecer, acabam chamando a atenção e são caçados.


06- A Revolução Dos Bichos/ Animal Farm (Joy Batchelor, John Halas, 1954)/ País: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte


TRAILER:


Sinopse: Desenho animado produzido na Inglaterra que faz adaptação do clássico de George Orwell, a obra que narra a história do fazendeiro Jones, um homem beberrão e cruel que explora seus animais. Revoltados com seu proprietário, os animais se organizam e tomam posse das terras, passando a controlar o lugar e decretando uma série de novas regras. Os porcos, no entanto, querem uma sociedade ideal por meio da opressão, o que faz surgir uma revolução.


05-Perfect Blue/ Pafekuto buru (Satoshi Kon, 1997)/ País: Japão


TRAILER:


Sinopse: Mima Kirigoe é um membro do grupo musical Cham, que tem um leal, embora pequeno, grupo de fãs. Querendo melhorar sua carreira e provar que é mais do que uma garota bonita com uma voz agradável, Mima abandona o grupo para se tornar uma atriz. Alguns dos fãs do Cham não querem vê-la ir e um fã obcecado encara a mudança como uma traição. Logo Mima aprenderá que decepcionar os fãs pode se tornar uma experiência dolorosa.


04- Gen - Pés Descalços/ Mori Masaki (Mori Masaki, 1983)/ País: Japão


TRAILER:


Sinopse: Um espectador desavisado pode achar que Gen Pés Descalços é mais uma animação "bonitinha" sobre um menino e sua família, enfrentando as dificuldades da vida, e até seria, se não fosse pelo fato de que a história se passa em 1945, na cidade de Hiroshima, e de sabermos o que vai acontecer.

Gen é um animê baseado em um mangá da Shonen Jump (1973-1974) que mostra os efeitos dramáticos da guerra sobre uma família de Hiroshima vistos pelos olhos de um menino e os desdobramentos funestos da bomba nuclear lançada pelos americanos.

O caos pós-bomba é o ambiente em que Gen vai tentar sobreviver, vendo seu mundo literalmente ser corroído pelos efeitos devastadores da bomba.

Mas, mesmo com tanto sofrimento, Gen Pés Descalços ainda consegue fazer sorrir, mesmo que isso seja entre lágrimas.


03- Uma Grande Aventura/ Watership Down (Martin Rosen, 1978)/ País: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte


TRAILER:


Sinopse: Com sua toca ameaçada de destruição, um grupo de coelhos é obrigado a abandonar o lugar onde vivem e partir em uma grande aventura. Eles não estão prontos para essa viagem, cheia de perigos e surpresas, mas precisam encontrar uma nova casa o mais rápido possível. Os valentes coelhos são perseguidos por animais domésticos, conseguem fugir dos humanos e até encontram um coelho malvado que não quer saber de ajudá-los e sim atrapalhar o caminho. Mas juntos, eles enfrentam cada desafio e problema, com a força da amizade.


02- Quando o Vento Sopra/ When the Wind Blows (Jimmy T. Murakami, 1986) País: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte


TRAILER:


Sinopse: Quando o vento sopra (When the Wind Blows) é um filme de animação originalmente estreada em Grã-Bretanha em Outubro de 1986, baseada na novela gráfica de Raymond Briggs com o mesmo nome. Dirigida por Jimmy Murakami, com as vozes de John Mills e Peggy Ashcroft.

O filme foi fruto de uma segunda colaboração entre Briggs e a BBC, após o especial baseado em outro trabalho seu: The Snowman de 1982. Uma novela gráfica posterior de Briggs, Ethel and Ernest de 1998, revela que o casal protagonista de Quando o vento sopra está baseada em seus próprios pais.

Quando o vento sopra é um híbrido entre desenhos animados e técnica stop motion. As personagens de Jim e Hilda Bloggs estão desenhados, mas seu lar e a maioria dos objectos que há nela são reais.


01-  Túmulo dos Vagalumes/ Hotaru no haka (Isao Takahata, 1988)/ País: Japão


TRAILER:



Sinopse: Uma trágica história sobre dois irmãos - Setsuko e Seita - que vivem no Japão durante a época da guerra que, após tornarem-se órfãos por causa do conflito (sua mãe morreu e seu pai está desaparecido), vão parar na casa de parentes. As coisas pioram quando acabam tendo que ir viver em um abrigo no meio do mato. Quando Setsuko, a irmãzinha caçula, adoece gravemente, seu irmão deve se virar para conseguir ajuda para a menina, mas os tempos são difíceis e mesmo um pouco de comida pode ser difícil encontrar.



Sobre o autor:

Leandro Godoy é o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Também é escritor do site Obvious e La Parola. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário