The Swimmer/ Enigma de Uma Vida (Frank Perry, 1968)


                                                                                          TRAILER:


Direção: Frank Perry
Roteiro: Eleanor Perry
País: EUA
Gênero: Drama

Sinopse: Neddy Merrill é um homem que esteve afastado de tudo e de todos por quase todo o verão. Ele reaparece quando um grupo de amigos está reunido na piscina da casa de campo um deles. Merrill decide então visitar todas as casas da região, pulando de piscina em piscina, enquanto vai interagindo com as pessoas e contando sua história.

Análise:

The Swimmer é um filme que nos faz pensar, um drama que mostra a jornada melancólica de um burguês que foi à ruína devido a uma vida de más escolhas. Um filme que mostra de forma empírica o que o materialismo representa para aqueles que o almejam de forma desregrada, sem dar nenhum valor as relações humanas, as transformando em algo fútil e vazio.

A obra roteirizada por  Eleanor Perry é simples, estranha e única que é magistralmente conduzida pelo o cineasta Frank Perry, que não se perde na premissa por muitas das vezes lúdicas do filme. O filme começa com a personagem principal Ned Merrill interpretado por Burt Lancaster, que depois de ficar o verão inteiro desaparecido, ele reaparece como a um fantasma na mansão de alguns amigos, vestido apenas um calção de banho que é o único figurino usado por ele durante toda a obra, mergulhando graciosamente na piscina.

O filme se passa num conglomerado de mansões localizadas numa das áreas residenciais mais caras e almejadas dos EUA, numa planície de colinas embrenhadas dentro de uma gigantesca área verde. Aqui, a piscina representa dentro de um conceito onipresente no que há de mais chamativo na arquitetura destas mansões, dependendo do seu tamanho e magnitude, ela trás statos aos seus esnobes moradores.


Então, o aparentemente sociável Ned Merril, decide visitar todos aqueles que possuem piscinas planejando nadar em todas elas até chegar em sua própria casa, socializando-se com os moradores e contando suas histórias. Enquanto ele se aproxima de sua casa, as verdades que ele tanto se esforça para manter se tornam mentiras o desgastando de forma física e mental, nos mostrando que aquele homem de outrora que parecia ter de tudo, na verdade, não possui nada.

O filme é um drama social e moral que nos prende e desconcerta. Através da personagem principal, a obra mostra de forma crua as relações interpessoais de burgueses que enxergam o mundo apenas pelos olhos de suas luxuosas vidas vazias, subvertendo este tão almejado estilo de vida e enaltecendo tudo aquilo que nos torna humanos.


Sobre o autor:

Leandro Godoy é o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário