Only Lovers Left Alive (Jim Jarmusch, 2013)


                                                                        TRAILER:
             
                                        
Direção: Jim Jarmusch
Roteiro: Jim Jarmusch
País: EUA

Sinopse: Este filme mostra a história de amor entre dois vampiros (Tilda Swinton e Tom Hiddleston), cansados da sociedade onde vivem. Durante muitos séculos eles vivem uma relação juntos, até serem interrompidos pela incontrolável irmã caçula da vampira (Mia Wasikowska).

Análise:

O novo filme do estadunidense Jim Jarmusch é uma pérola da nova ordem da decadência humana inserida em filmes de vampiros modernos, a poluição do sangue ocasionadas por uma conduta alimentar que se baseia no consumismo desregrado.

Este filme é uma pérola dos tempos modernos, Adam interpretado pela ator Tom Hiddleston, é um vampiro com uma personalidade tétrica que vive seus dias melancólicos em busca de uma razão para sua existência sem sentido, criando canções fúnebres por meio de devaneios relembrando os tempos medievais que foram um paraíso de outrora, onde sua busca por sangue não era uma desventura e sim uma excitante caça que estimulava suas necessidades vampirescas de morticínio, tendo como recompensa o delicioso sangue puro.

Por outro lado, existem vampiros que se adaptaram a este admirável mundo novo se apegando em suas características de seres únicos existentes no planeta Terra, como a imortalidade e a capacidade de ter o domínio do estalo da vida e da morte sobre os meros seres humanos. Neste contexto a perniciosa e bela vampira Eve vivida pela a atriz Tilda Swinton, vive modestamente. Ela constitui o lado bom e lúdico da personalidade de Adam, os dois formam um casal que constantemente se juntam e se separam através dos séculos e que num determinado momento, se juntam novamente e decidem terminar seus dias um ao lado do outro, devido a recaída emocional de Adam que o transforma num potencial suicida.

Os vampiros são criaturas cultas que diferentemente da maioria dos seres humanos usam de sua vivência para acumular conhecimento sobre o mundo e todas as forças que o regem, como ciências e arte. Esta é uma premissa usada sabiamente por Jim Jarmusch que também escreveu o roteiro do filme. Adam e Eve são experts em botânica, música, medicina, mecânica e física quântica enquanto o vampiro Marlowe vivido pelo o ator John Hurt é um frustado escritor que teve que sacrificar sua fama para manter sua identidade como vampiro, pedindo para um camponês ignorante chamado William Shakespeare assinar e viver os louros de sua obra. Uma sacada genial.

Adam e Eve formam o casal perfeito que abalam as estruturas do submundo que dizem que o amor não supera a maldade ou que a maldade provem de um amor mal consentido, seja como for, as inconstâncias de um relacionamento não são uma regra apenas para os frágeis seres humanos, mas também é uma força que define o relacionamento de monstros que permeiam nossos piores pesadelos.


Sobre o autor:

Leandro Godoy é o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário