A Invocação do Mal (James Wan, 2013)



                                                                             TRAILER:
                                                                                         


Direção: James Wan
Roteiro: Carey Hayes, Chad Hayes
País: EUA

Sinopse: Baseado em uma história real, o longa se passa em uma casa mal-assombrada, para onde uma família liderada por Lili Taylor e Ron Livingston se muda. Quando fica claro que uma entidade obscura os está perseguindo, eles chamam os investigadores paranormais Ed e Lorraine (Patrick Wilson e Vera Farmiga) para ajudar.

Análise:

Este filme é uma obra-prima contemporânea do horror espetáculo com o uso perfeito de todas suas características. Ele conta a história real do caso fantástico de uma família que se muda para uma casa assombrada por espíritos demoníacos, que pediram a ajuda dos mais famosos paranormais e demonologistas teólogos dos EUA, Ed e Lorraine Warren.

O espaço fílmico desta obra consegue realmente nos transmitir uma sensação de pavor que desencadeia processos químicos no nosso cérebro quando estamos com medo, fazendo com que o frio na espinha nos arrepie. O filme é um blockbuster e ele necessita de todos os preceitos deste tipo de cinema para contar uma estória, todavia, ele não se perde nesta armadilha como a muitos filmes de terror modernos e os usam de forma brilhante a seu favor. Os efeitos práticos e de CGI estão em perfeita simbiose.

As cenas de aparição dos espíritos demoníacos são aterradoras, o diretor James Wan que é uma das mentes por trás da série de filmes ''Jogos Mortais'' trabalha muito bem com os ângulos e enquadramentos de câmera ousados que casam perfeitamente com a atmosfera de horror que se cria durante o filme, juntamente com a trilha sonora macabra e com as atuações competentes de seu elenco talentoso, destaque para a atuação de Lili Taylor que encarna uma das mais bem feitas possessões demoníacas da história do cinema. O filme possui os sustos repentinos que é de praxe neste estilo de filme, mas eles são comedidos e em tempo certo, fazendo com que os sustos que levamos durante o longa sejam algo espontâneo e não forçado.

Este filme personifica de forma genial os temores simples mas que em algum momento de nossas vidas nos aterrorizam de tal forma que nos fazem perder todo o sentido de razão, como o medo de fantasmas que podem puxar nossos pés durante o sono ou se esgueirar por entre contos escuros, afim de nos amedrontar numa sagacidade lúdica extraordinária e sádica. Será que este filme é clichê no sentido de copiar esteriótipos de outras obras deste estilo ou se todos os filmes de terror desta temática se basearam em fatos reais.

O filme possui uma ressalva um pouco pífia mas bastante explicativa e importante para o desenrolar do enredo, que em filmes de terror com temática de casas assombradas quase nunca é esclarecido, porque as pessoas que estão neste lugar infestado de entidades demoníacas não se mudam? Pergunta que frusta quem assiste ao clássico Poltergeist de 1982, por exemplo.

O filme possui todos os clichês do gênero de filmes que seguem o mesmo estilo, mas isto não tira nem um pouco a sua credibilidade e magia. O filme não é apológico e nem crítico, ele apenas foca nas fundamentações religiosas de que demônios, bruxas e espírito maléficos realmente existem visando aumentar o clamor popular para a obra, ainda mais quando no seu marketing vem a frase ''baseado em fatos reais'', uma velha formula que pode trazer novamente a tona boas produções de horror. O filme foi feito como entretenimento e não possui nada de hermético e original, mas é uma boa diversão para quem procura filmes assustadores.


Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário