Os Filmes de Segundo de Chomon



Segundo de Chomon (1871-1929)  foi um dos grandes cineastas espanhóis, conhecido por seus filmes de terror, fantasia e comédia surrealistas feitos no começo do século XX. Depois de assistir a alguns filmes dos irmãos Lumiere, ele resolveu criar os seus próprios filmes se utilizando de truques de câmera e ilusão de ótica, ele foi o pioneiro da técnica stop-motion. Ele é a inspiração maior do cineasta também espanhol e genial Luis Bunnuel.

Segundo de Chamon é comparado a Georges Méliès e não é por menos, já que ele fez vários filmes no estúdio de Méliès, o Pathé Frères. Abaixo eu colocarei algumas de suas geniais obras, que pela sua grandeza histórica, pioneirismo, ousadia, personagens excêntricos  e originalidade está imortalizada nos anais da sétima arte.

                                        La Maison Ensorcelée (1908)

Satán se divierte - Satan s'amuse (1907)


Sinopse: Satã está entediado. Apesar dos esforços de seus servos, nada consegue animá-lo.


El hotel electrico (1905)


Sinopse: Uma mala se arrasta sozinha para um quarto, onde ela se abre revelando uma porção de escovas que também se movem sozinhas. Logo vemos um homem e uma mulher sentados antes de vermos a bota do homem desafivelar-se. Sem a bota, uma escova se move para cima e para baixo pela parte dianteira. Então vemos o casaco da mulher sair sozinho antes do seu cabelo ganhar um perfeito penteado, até transformar-se num coque. Depois temos uma cena de um homem na frente de uma parede cheia de disjuntores elétricos. Enquanto ele puxa um grande disjuntor para baixo, é cortada a cena para uma com diversas cadeiras e uma completa mobília movendo-se caoticamente até chegar ao fim.


Excursion dans la Lune (1908)


Sinopse: Curta de Segundo "baseado" no Viagem à Lua de Mélliès.


La Maison Ensorcelée (1908)


Sinopse: Três personagens em uma casa assombrada durante uma tempestade.


Ah! La Barbe (1905)


Sinopse: Inexistente.


Diabolical Pickpocket (1908)


Sinopse: Inexistente.


L'écrin du rajah (1906)


Sinopse: Quando um palácio é roubado, o rei solicita a intervenção de um mágico que pode mostrar a imagem do ladrão através de seus poderes. O ladrão escapa montando um dragão com o tesouro em seus braços...


El escarabajo de oro (1907)


Sinopse: Um velho mágico passa por um edifício com uma bela fachada. Ele observa que lá dentro há um besouro dourado do tamanho de uma criança. O mágico conjura uma chama e lança contra o besouro, mas este escapa e aparece em forma de uma fada, que também possui poderes mágicos.


Métamorphoses (1912)



Sinopse: Uma mulher faz experiencias com diferentes objetos e uma mesa de laboratório em uma mesa de laboratório, que passa assumir outras formas.


Le spectre rouge (1907)


Sinopse: Um mágico demoníaco tenta realizar sua performance em uma gruta, mas é confrontado por um espírito bom.


La légende du fantôme (1908)


Sinopse: Inexistente.


Les Papillons Japonais (1908)


Sinopse: Duas pinturas japonesas em uma tela. O inseto ganha vida e começa a girar seu casulo. Ele logo é preso em sua seda prisão.  De repente, ele se abre e uma linda borboleta e toma o voo. O belo inseto pousa e em seguida, inicia uma série de transformações.






Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário