11 Filmes Sobre a Relação do Homem com a Natureza Selvagem:

Os filmes sobre o relacionamento do homem com a natureza selvagem sempre foram obras fascinantes porque remetem a nossa essência primordial como o primitivismo sociológico, a necessidade de sobrevivência e a liberdade das amarras do mundo moderno. 

Separei aqui o que na minha opinião, são os 11 melhores filmes sobre esta temática. Lembrando que os filmes estão dispostos de forma aleatória e não hierárquica:


11- O Senhor das Moscas (Peter Brook, 1963)


Sinopse: Após um terrível acidente aéreo, um grupo de crianças vê-se perdido numa ilha deserta. Ao perceberem as dificuldes de socorro, os meninos unem-se para fazer frente ao medo e ao desespero. Mas a medida que se apossam da ilha, cresce um sentimento de competição e de luta pelo poder, que os divide em dois grupos. Ralph lidera um dos grupos e defende a pureza civilizada e a união, mas Jack não acredita em nada disso e cria uma facção de caçadores bárbaros, que acabam por entrar em guerra com Ralph. Estas mudanças transformam crianças normais em meninos cruéis, fazendo com que entrem numa guerra na qual o bem combate o mal, oferecendo uma cruel metáfora do selvagem que existe em todos nós. Esta assustadora aventura explora os recantos mais profundos e negros da alma humana.


10- A Guerra do Fogo (Jean-Jacques Annaud, 1981)


Sinopse: A reconstituição da pré-história, tendo como eixo a descoberta do fogo. A saga de uma tribo e seu líder, Naoh, que tenta recuperar o precioso fogo recém-descoberto e já roubado. Através dos pântanos e da neve, Naoh, encontra três outras tribos, cada uma em um estágio diferente de evolução, caminhando para a atual civilização em que vivemos.


09- Expedição Kon Tiki (Espen Sandberg, Joachim Roenning, 2012)


Sinopse: Baseado na história do lendário explorador Thor Heyerdahl e na sua épica travessia do Oceano Pacífico numa jangada de madeira, em 1947. Representante da Noruega na busca por uma indicação ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar™ 2013.


08- Os lobos Nunca Choram (Carroll Ballard, 1983)



Sinopse: O biólogo Tyler parte numa expedição para o gelado Ártico para estudar o comportamento dos lobos que, acredita-se, estão dizimando uma espécie local. Ao chegar logo percebe que terá muitos problemas pela frente: os equipamentos são de pouca utilidade, a comida insuficiente e o isolamento é total. Apesar das dificuldades, aos poucos ele cria um mundo próprio e passa a conviver com os lobos e, mais tarde, com alguns poucos nativos. Baseado no livro autobiográfico de Farley Mowat.


07- Dança com Lobos (Kevin Costner, 1990)


Sinopse: Durante a Guerra Civil Americana, soldado é enviado a um posto avançado no meio do nada e lá conhece uma tribo de índios sioux, da qual acaba fazendo amizade e tornando-se um deles.


06- O Homem-Urso (Werner Herzog, 2005)


Sinopse: A vida e a morte de Timothy Treadwell, ecologista e especialista em ursos. Por 13 verões consecutivos Treadwell foi para o Alasca viver desarmado entre esses animais. Nas últimas 5 vezes ele documentou sua viagem com uma câmera. Em outubro de 2003 os restos mortais de Treadwell e de sua namorada Amie Huguenard foram encontrados pelo piloto que deveria trazê-los de volta. O casal fora devorado por um urso, o primeiro caso registrado de ataque naquele campo. Herzog utiliza as filmagens de Treadwell para explorar sua personalidade e levantar questões sobre a difícil relação entre homem e natureza.


05- Amargo Pesadelo (John Boorman, 1972)


Sinopse: Um grupo de amigos, Ed Gentry (Jon Voight), Lewis Medlock (Burt Reynolds), Bobby Trippe (Ned Beatty) e Drew Ballinger (Ronny Cox), decide descer pela última vez as correntezas de um rio antes que o mesmo se torne uma represa. Apesar de advertidos pelo pessoal da região, ignoram os perigos existentes e partem rumo a uma arriscada aventura. Baseado no romance de James Dickey's.


04- Aguirre, a Cólera dos Deuses (Werner Herzog, 1972)


Sinopse: Algumas décadas após a destruição do Império Inca o explorador Gonzalo Pizarro envia uma expedição para uma arriscada missão, encontrar e tomar posse do tão sonhado e enigmático "El Dorado", um lugar cheio de ouro e riquezas. Deixando as montanhas do Peru, os conquistadores rumam em direção ao rio Amazonas, e logo começam a enfrentar os perigos e dificuldades da traiçoeira selva. Além disso, obcecado e louco por riqueza e poder, Don Lope de Aguirre passa a liderar o grupo. E, em meio a sua total insaniedade, parte com a expedição de conquistadores para uma bizarra jornada rumo ao desconhecido.


03- A Longa Caminhada (Nicolas Roeg, 1971)


Sinopse: Duas crianças são abandonadas pelo pai louco que, pouco antes de se suicidar, tenta matá-las em meio a uma região desabitada do deserto australiano. À mercê do destino e com poucos recursos para sobrevivência, o garoto e a menina passam a ser auxiliados por um aborígene, que vive sozinho pelo deserto para cumprir um ritual de sua tribo.


02- Fitzcarraldo (Werner Herzog, 1982)



Sinopse: Brian Sweeney Fitzgerald ("Fitzcarraldo", na pronúncia dos nativos), fã do tenor italiano Enrico Caruso, sonha em construir uma casa de ópera na remota cidade de Iquitos, no alto Amazonas. Fitzgerald já havia investido numa Estrada de Ferro, a Transandina, e falhara. Tentava conseguir os recursos com um novo empreendimento, uma fábrica de gelo. Graças a esses negócios improváveis, ele foi chamado de "Conquistador do Inútil". Finalmente, consegue dinheiro de sua amante, dona do bordel da cidade, e compra um grande barco fluvial, tentando encontrar uma nova rota para transportar a borracha, de terras que conseguiu a autorização governamental para explorar.Com o navio, Fitzgerald se dirige ao local onde quer explorar a borracha. Alucinado, transpõe morros e matas com o barco, à custa de vidas humanas e muito sofrimento.


01- Na Natureza Selvagem (Sean Penn, 2007)


Sinopse: Início da década de 90. Christopher McCandless (Emile Hirsch) é um jovem recém-formado, que decide viajar sem rumo pelos Estados Unidos em busca da liberdade. Durante sua jornada pela Dakota do Sul, Arizona e Califórnia ele conhece pessoas que mudam sua vida, assim como sua presença também modifica as delas. Até que, após 2 anos na estrada, Christopher decide fazer a maior das viagens e partir rumo ao Alasca.


Sobre o autor:

Leandro Godoy é o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.

Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário