11 Filmes Para se Preparar Para o Fim do Mundo!




A profecia maia disse que o mundo acabaria no dia 21 de dezembro de 2012, e não foi desta vez. Aqui separei alguns filmes que se utilizam desta temática. Não coloquei filmes de apocalipse zumbis ou de invasões alienígenas, foquei em motivos mais plausíveis como: catástrofes cósmicas, doenças, guerras, acidentes envolvendo energia nuclear e infertilidade.

Segue-se a lista de 11 filmes, lembrando que os filmes estão dispostos em ordem aleatória e não hierárquica. Divirtam-se:


01- O Enigma de Andrômeda/ The Andromeda Strain (Robert Wise, 971)


Sinopse: Um satélite espacial sai de órbita e cai em uma cidadezinha da Terra. Gerada pela colisão, uma bactéria fatal e misteriosa começa a dizimar a população. Uma equipe de cientistas trabalha em um laboratório subterrâneo para encontrar a cura e descobre que apenas uma criança e um bêbado sobreviveram. A ansiedade aumenta, ao mesmo tempo em que os pesquisadores correm para encontar uma solução, antes que a humanidade seja exterminada. Indicado para os Oscars de montagem e direção de arte.


02- Mortos que Matam/ The Last Man on the Earth (Sidney Salkow, Ubaldo Ragona, 1964)


Sinopse: Baseado num romance de Richard Matheson, o filme tem como protagonista um homem que sobreviveu a uma praga global e agora se defende dos humanos doentes, típicos vampiros, que temem a luz e se alimentam de sangue, chamando seu nome durante à noite. Robert Morgan (Vincent Price) é o tal homem, cientista, que, imune à doença, tenta desesperadamente encontrar uma cura que possa salvar outros possíveis sobreviventes....


03- Melancolia (Lars von Trier, 2011)


Sinopse: O tempo só serviu para afastar as irmãs Justine (Kirsten Dunst) e Claire (Charlotte Gainsbourg). Nem o casamento entre Justine e Michael (Alexander Skarsgård) serve como desculpa para aproximá-las e, depois da cerimônia, Justine começa a ficar triste e melancólica. Quando o anúncio sobre a colisão da Terra com outro planeta chega ao conhecimento, as reações são bem diferentes. Justine está conformada, enquanto o desespero do iminente fim apavora Claire.


04- Filhos da Esperança/ Children of Men (Alfonso Cuarón, 2006)


Sinopse: 2027. Não se sabe o motivo, mas as mulheres não conseguem mais engravidar. O mais novo ser humano morreu aos 18 anos e a humanidade discute seriamente a possibilidade de extinção. Theodore Faron (Clive Owen) é um ex-ativista desiludido que se tornou um burocrata e que vive em uma Londres arrasada pela violência e pelas seitas nacionalistas em guerra. Procurado por sua ex-esposa Julian (Julianne Moore), Theodore é apresentado a uma jovem que misteriosamente está grávida. Eles passam a protegê-la a qualquer custo, por acreditar que a criança por vir seja a salvação da humanidade.


05- A Última Esperança da Terra/ The Omega Man (Boris Sagal, 1971)


Sinopse: Robert Neville (Charlton Heston) é um médico que graças a uma vacina experimental conseguiu sobreviver a um apocalipse virologico. Agora é talvez o único homem moderno a pisar o planeta Terra, sendo dono de toda a cidade de Manhattan, de dia. Porque na escuridão da noite, os remanescentes de um outrora civilização enchem o caos e destruição as ruínas da cidade.


06- A Estrada/ The Road (John Hillcoat, 2009)


Sinopse: Num futuro não muito distante, o planeta encontra-se totalmente devastado. As cidades foram transformadas em ruínas e pó, as florestas se transformaram em cinzas, os céus ficaram turvos com a fuligem e os mares se tornaram estéreis. Os poucos sobreviventes vagam em bandos.
Um homem e seu filho não possuem praticamente nada. Apenas uns cobertores puídos, um carrinho de compras com poucos alimentos e um revólver com algumas balas, para se defender de grupos de assassinos. Estão em farrapos e com os rostos cobertos por panos para se proteger da fuligem que preenche o ar e recobre a paisagem.

Eles buscam a salvação e tentam fugir do frio, sem saber, no entanto, o que encontrarão no final da viagem. Essa jornada é a única coisa que pode mantê-los unidos, que pode lhes dar um pouco de força para continuar a sobreviver.


07- Terra Tranquila/ The Quiet Earth (Geoff Murphy, 1985)


Sinopse: Depois do Apocalipse nuclear a Terra fica silenciosa, ''The Day After" inaugurou o gênero de filmes catastrofistas sobre o pós-Apocalipse nuclear, onde o forte impacto das imagens se associava ao medo atómico, "A Terra Tranquila" marca uma vertente mais intimista dos filmes apocalípticos. Do celebrado realizador de "UTU" e recente produtor de outro filme de catástrofe natural como é "O Cume de Dante", "A Terra Tranquila" remete-nos para o pior dos pesadelos: o Projeto FlashLight, de uso de energia nuclear correu mal e transformou a Terra num deserto de almas. Só Zack, um dos cientistas do projeto, sobreviveu, mas todo o mundo está silencioso e vazio. Uma impressionante e aterrorizadora ficção científica para uma realidade possível, filmado com rara sensibilidade.


08- O Fim do Mundo/ When Worlds Collide (Rudolph Maté, 1951)


Sinopse: Cole Henderson (Larry Keating) é um cientista que alerta que um planeta está em um rota de colisão com a Terra. Ninguém crê na história de Henderson, com exceção de Sydney Stanton (John Hoyt), um milionário que financia a construção de uma astronave gigantesca, construída para transportar sobreviventes selecionados da Terra para outro planeta. Logo fica claro que as predições de Cole se tornarão realidade, assim uma loteria mundial é feita para selecionar as pessoas que serão salvas do catástrofe pela astronave de Stanton.


09-  O Dia Seguinte/ The Day After (Nicholas Meyer, 1983)



Sinopse: Década de 80. Em Lawrence, uma pequena cidade próxima a Kansas City, Russell Oakes (Jason Robards) está ocupado com seus afazeres como chefe de cirurgia do hospital local e a família Dahlberg cuida dos preparativos para o casamento da filha mais velha. Paralelamente o exército russo invade Berlim Oriental, o que cria uma crise entre a União Soviética e os Estados Unidos. Logo ambos os lados enviam seus mísseis nucleares, na intenção de vencer a guerra. Nos Estados Unidos um dos alvos é Kansas City, onde estão armazenados dezenas de mísseis nucleares.


10- Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb (Stanley Kubrick, 1964)



Sinopse: As possíveis conseqüências caso um anticomunista e louco general americano (Sterling Heyden) desse a ordem de bombardear a União Soviética com o objetivo de ficar livre dos "vermelhos", sem se dar conta de que este ato seria provavelmente o início da Terceira Guerra Mundial.


11- A Última Noite/ The Last Night (Don McKellar, 1998)


Sinopse: O mundo irá acabar à meia-noite do dia 31 de dezembro de 1999. Seis horas antes, uma série de personagens decidem como irão passar os últimos momentos de suas vidas.








Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário