Os 10 Melhores Filmes de Mario Bava Segundo Cinema e Fúria.




Breve Biografia de Mario Bava:

Um dos grandes expoentes do cinema de horror e o maior diretor do cinema italiano da chamada Era de Ouro, Mario Bava é um herói da resistência, um homem que por amor a arte abriu mão de salários, regalias e ambição, com o tipo de caráter forte que segue todos os que foram influenciados por seu trabalho, tais como Lucio Fulci, Tim Burton e Quentin Tarantino.

Mario Bava nasceu no dia 30 de julho de 1914, na cidade de San Remo, na região da Ligúria - um dia antes de a Alemanha declarar guerra à França e Rússia, na Primeira Guerra Mundial. Era filho de Eugenio Bava, um escultor que se tornou pioneiro na fotografia de efeitos especiais em meados de 1910 e se tornaria futuramente um dos grandes operadores de câmera e cinematógrafos do cinema mudo italiano e apesar de algumas tentativas mal-sucedidas como diretor acabou apenas dirigindo efeitos óticos no recém-formado Instituto LUCE, de propriedade do ditador Benito Mussolini, em 1926.

Mario, no entanto, pretendia ser pintor até seus 20 anos, mas o ambiente propício ao cinema falou mais alto, aprendendo todas as técnicas com seu pai enquanto trabalhava como seu assistente, legendando filmes para exportação e animando seqüências título de produções italianas.

Mario Bava faleceu em Roma devido a um ataque cardíaco no dia 25 de Abril de 1980 - com 65 anos de idade - dias após um check-up médico revelar que estava com perfeita saúde. Numa ironia final, a última de várias que pontuaram sua vida, o homem que nasceu um dia antes de estourar a Primeira Guerra faleceu no dia que é lembrado pelos sobreviventes italianos da Segunda Guerra como o Dia da Libertação. - Fonte: Filmow.


01- Seis Mulheres para o Assassino (1964)


Sinopse: Isabella, uma jovem modelo, é assassinada por uma misteriosa figura mascarada numa Casa de Moda, pertencente a Condessa Cristiana. Quando o namorado de Isabela se torna suspeito do assassinato, o diário da vítima, contendo informações que relacionem a jovem ao assassino, desaparece. O mascarado passa então a matar todas as modelos da casa para encontrar o diário.


02- A Mascara do Demônio (1960)


Sinopse: Na Idade Média, a princesa Ada (Steele), acusada de bruxaria e práticas de vampirismo, é condenada a uma morte terrível: inquisidores cruéis cravam em sua face uma máscara amaldiçoada repleta de lâminas pontiagudas (a máscara do demônio, naturalmente). Mas antes que eles o façam, a bruxa ameaça a todos e promete voltar para se vingar e dar continuidade a seu legado de sangue e horror... E ela voltará...


03- Banho de Sangue (1971)


Sinopse: Vários assassinatos acontecem numa paradisíaca baía, começando pela condessa Donati, a proprietária do local. Jovens adolescentes com os hormônios em ebulição, moradores das redondezas e herdeiros daquela propriedade - todos parecem tornar-se vítimas de um assassino misterioso, embora a cada momento do filme mais de uma pessoa tenha motivos para matar seus semelhantes.

Surpreendente trabalho de Mario Bava, repleto de extrema violência, reviravoltas surpreendentes e humor negro, naquele que é considerado o "avô dos slasher movies". Não por acaso, várias de suas cenas foram posteriormente plagiadas, sem a menor vergonha na cara, em "Sexta-feira 13 - Parte 2" (como o casal empalado na cama enquanto faz sexo).

No Brasil, é conhecido pelos títulos "Banho de Sangue" e "Mansão da Morte".


04- As Três macaras do Terror (1963)


Sinopse: Nesta obra inesquecível, Mario Bava nos brinda com seu talento em três pequenos clássicos do cinema de horror. Em "O Telefone" (The Telephone), uma mulher é atormentada por ameaças de um ex-amante que fugiu da prisão. No segundo episódio, "O Wurdulak (The Wurdulak)", uma família aguarda o retorno do patriarca mas ele foi contaminado por um vampiro. No último episódio, "O Pingo D'Água" (The Drop of Water), o espírito de uma condessa volta do além para cobrar um anel que lhe foi roubado nos preparativos de seu funeral. Com a participação do lendário Boris Karloff.


05- Ciclo do Pavor (1966)


Sinopse: Um conto de horror alucinante sobre uma remota vila atromentada pela morte de uma criança. Na Roménia do século XIX, um médico é contratado para fazer a autópsia à menina contra a vontade de toda a aldeia. O doutor Eswai e Monica, uma enfermeira que acaba de regressar à vila, fazem uma descoberta assustadora – uma moeda está cravada no coração da jovem. Dizem as lendas que só assim se poderá morrer em paz.


06- Lisa e o Diabo (1974)


Sinopse: Uma associação com o produtor americano Alfredo Leone resultou na produção LISE E IL DIAVOLO/LISA AND THE DEVIL (1973), uma combinação extraordinária de filme de horror, filme de arte e um testamento pessoal, pois foi baseado nas memórias que Bava tinha das esculturas de seu pai. Com diálogos copiados de Dostoevski e um projeto não realizado sobre o necrófilo da vida real Viktor Ardisson, LISA AND THE DEVIL se desenrola como um sonho (ou pesadelo) seguindo uma heroína desorientada (Elke Sommer) em um labirinto de amor, sexo e morte. Uma produção a frente de seu tempo, a obra provou-se não ter mercado durante o festival de Cannes de 1973.


07- Rabid Dogs (1974)


Sinopse: Rabid Dogs, ficou conhecido como "o filme perdido de Mario Bava" desde 74, quando o financiador da produção morreu, impedindo seu lançamento. Porém, vinte anos depois esta pérola foi resgatada da obscuridade por uma companhia de cinema. No filme, três assaltantes em fuga da polícia seqüestram uma jovem mulher, um homem e seu filho doente, os colocam no carro e pegam estrada.
Um dos melhores filmes de estrada já feitos, com três dos piores psicopatas já vistos no cinema, realizado por um dos maiores diretores italianos.


08- Olhos Diabólicos / A Garota Que Sabia Demais (1963)



Sinopse: Nora Davis viaja para Roma, onde irá fi- car na casa de Edith. Infelizmente, já na primeira noite Edith morre. Nora sai pela noite em busca de ajuda e acaba transformando-se em testemunha ocular de um assassinato. Sendo uma mulher jo- vem, com um apetite insaciável por literatura de crime e mistério, Nora não consegue fazer qualquer um acreditar em sua história. Porém, com a ajuda do Dr. Marcello Bassi, fica sabendo que um assas- sinato ocorreu nesse mesmo local há 10 anos atrás, quando Emily Craven foi vítima do "assassino do alfabeto". A partir daí, se vê envolvida numa trama de mistérios que parece não ter fim.


09- Drácula, O Vampiro do Sexo (1963)



Sinopse: No século XIX, um nobre sádico aterroriza os membros de sua família. Ele é encontrado morto, mas seu fantasma retorna para assombrar os residentes de seu castelo...


10- O Planeta dos Vampiros (1965)


Sinopse: Procurando pela existência de vida inteligente no distante planeta Aura, a tripulação da espaçonave Argos enlouquece durante o processo de aterrissagem. Uma vez que a ordem é restabelecida, uma diabólica forma de vida alienígena invade suas mentes e luta para se apossar de seus corpos.





Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário