15 Essenciais Filmes de Samurais do Gênero ''Chanbara'':

Estes filmes são grandes obras-primas do cinema nipônico que retratam uma etnia muito importante de sua história, os samurais. Os samurais eram soldados e assassinos muito bem treinados na arte de manusear a katana (espada japonesa) e várias outras armas brancas, eles conviviam com a sina de seguir o Bushido (caminho do guerreiro). Os samurais ou ronis (samurais sem mestre) possuíam um rígido senso de honra, ética e moral onde qualquer transgreção implicava no seppuku (suicídio).

Os samurais permeiam a cultura pop há várias décadas e são uma rica e fantástica fonte para se contar histórias atemporais, o gênero do cinema nipônico que retrata estas histórias se denomina como Chanbara. Neste segmento os filmes são feitos obedecendo algumas metódicas regras, de forma teatral, eles brincam com a espera antes da luta ou da grande cena final, que implica numa épica e violenta batalha ou um Dai-Ketto (grande duelo).

No cinema, os samurais ficaram há muito tempo esquecidos fora do Japão, mas agora estão voltando com força total. Aqui estão alguns dos mais importantes filmes sobre samurais do gênero Chanbara da história do cinema, os filmes estão listados de forma aleatória:


01- Os Sete Samurais (Akira Kurosawa, 1954)


Sinopse: Durante o Japão feudal do século XVI, um velho samurai chamado Kambei (Takashi Shimura) é contratado para defender uma aldeia indefesa que é constantemente saqueada por bandidos. Contando com a ajuda de outros seis samurais, Kambei treina os moradores para resistirem à um novo ataque, que deve acontecer muito em breve.


02- Harakiri (Masaki Kobayashi, 1962)


Sinopse: Por meio de flashbacks, o filme narra a trágica história de um samurai forçado a vender sua espada real para sustentar sua esposa doente e seu filho. É incitado à vingança quando descobre que seu genro cometeu harakiri - forma honrosa para um samurai cometer suicídio - com uma espada de bambu também por falta de dinheiro.


03- A Espada da Besta (Hideo Gosha, 1965)


Sinopse: Gennosuke, guerreiro de um clan, mata um dos ministros do clan como parte de um plano revolucionario. Ele é perseguido por seus companheiros que buscam desesperadamente a vingança para o seu clan, porém Gennosuke recebe a ajuda de um mestre espadachim que poderá dar a ele uma chance de sobreviver.


04- Rebelião (Masaki Kobayashi, 1967)


Sinopse: Mãe do único filho vivo do senhor de um clã do Japão feudal, Ichi é raptada e separada de seu marido Yogoro por esse senhor. Então, Yogoro e seu pai, o samurai Isaburo, entram em conflito com o raptor e seus homens para ter Ichi de volta.


05- Yojimbo, o Guarda-Costas (Akira Kurosawa, 1961)


Sinopse: História de uma cidade dividida por duas gangues rivais no Japão do século 19. Com a chegada de um samurai, que toma posição entre as gangues, os conflitos culminam com o aparecimento de um dos oponentes portando uma arma de fogo.


06- Samurai Assassino (Kihachi Okamoto, 1965)


Sinopse: Nos últimos dias do xogunato, um ronin ambicioso se envolve em um plano para matar o premier Li Naosuke, favorável à abertura do Japão para aos estrangeiros. Destaque para a antológica batalha final.


07- Trilogia Rebelião Samurai

 - 13 assassinos (Eiichi Kudo, 1963)


Sinopse: Nos tempos do Japão feudal, um homem assassina e estupra inocentes, e ao mesmo tempo é protegido pela lei. Para impedi-lo surge a força secreta dos misteriosos 13 assassinos, cada um com uma habilidade singular, dispostos a uma missão suicida para acabar com o mal.


- The Great Killing (Eiichi Kudo, 1964)


Sinopse: O filme aborda as tramas de alguns oficiais do shogunato, liderados por Sakai, para escolher o quinto sucessor da dinastia Tokugawa, de maneira a poder controlá-lo. Em contrapartida, um grupo de samurais - muitos deles ronins - põe um plano em prática para tentar impedir os ambiciosos planos de Sakai e seus vassalos.


- Eleven Samurai (Eiichi Kudo, 1966)


Sinopse: O capítulo final da trilogia Revolução Samurai, de Eiichi Kudo segue a linha dos dois primeiros filmes, "Thirteen Assassins" e "The Great Killing": o exercício da honra e do dever em face da intriga política.


08- A Espada da Maldição (Kihachi Okamoto, 1966)


Sinopse: Sem compaixão e em busca de sua glória pessoal, um samurai vaga pelas aldeias espalhando morte, sangue e desprezo, até que é desafiado por um guerreiro tão hábil quanto ele.


09- O Filho do Destino (Kenji Misumi, 1962)


Sinopse: Um samurai busca vingança e redenção após sua família ser executada por um clã rival. Com roteiro de Kaneto Shindo (A Ilha Nua) e direção primorosa de Misumi, este onírico chambara é uma das obras primas do gênero.


10- 13 Assassinos (Takashi Miike, 2010)


Sinopse: A história, ambientada no Japão Feudal, é centrada num homem que assassina e estupra inocentes, sempre protegido pela lei. Para o impedir, surge a força secreta dos treze assassinos, cada um com uma habilidade singular, dispostos a uma missão suicida para acabar com o mal.



11- Sanbiki no Samurai (Hideo Gosha, 1964)


Sinopse: Shiba, um samurai errante, encontra-se com um grupo de camponeses que sequestraram a filha do tirânico magistrado para conseguirem a diminuição dos impostos. Shiba adere a causa e convence mais dois samurais leais ao magistrado a se juntarem à sua luta contra o tirânico sistema feudal.


12- Tirania (Hideo Gosha, 1969)


Sinopse: Um grupo de samurais matou todos os moradores de uma vila de pescadores e o samurai Magobei (Tatsuya Nakadai), indignado, abandona o clã, a esposa e a cidade onde morava. Três anos depois, os samurais do clã planejam um massacre semelhante e decidem matar Magobei para silenciá-lo. A partir daí começa o acerto de contas entre o clã e o ex-samurai.


13- Sanjuro (Akira Kurosawa, 1962)


Sinopse: Depois de superar todos os desafios de filme anterior, Yojimbo, o samurai Sanjûrô Tsubaki (Toshirô Mifune) une-se a um grupo de jovens idealistas que estão determinados a acabar com a corrupção que há em sua cidade. Porém, este cínico samurai está muito aquém dos conceitos ideais que esses jovens têm de um nobre guerreiro.


14- Assassinato (Masahiro Shinoda, 1964)


Sinopse: Em meio ao tumulto entre o Xogunato e entusiastas do Império, Kiyokawa Hachiro é um ambicioso estrategista cuja verdadeira motivação é desconhecida por todos. Por conta de uma absolvição concedida pelo Xogum, recebe a missão de organizar um exército de camponeses para defender seus interesses. Sasaki é encarregado de vigiar o misterioso espadachim.


15- Os Sete Rebeldes (Kihachi Okamoto, 1968)


Sinopse: Obra-prima que revolucionaou o gênero chambara. Um ex-samurai e um camponês se envolvem num perigoso conflito dentro de um clã. Filme de samurai que mistura ação e humor, com influência do western spaghetti.



Sobre o autor:

Leandro Godoy é o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.

Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário