Lady Snowblood (Toshiya Fujita, 1973)



 TRAILER:


Direção: Toshiya Fujita.
Roteiro: Kazuo Kamimura, Kazuo Koike, Norio Osada.
País: Japão.
Elenco:
Meiko Kaji (Yuki Kashima - Shurayuki-hime)
Toshio Kurosawa (Ryûrei Ashio)
Masaaki Daimon (Gô Kashima)
Miyoko Akaza  (Sayo Kashima)

Sinopse: Yuki é trazida ao mundo nos limites de uma prisão, nasce em um legado obsessivo de vingança pela morte de sua família, assassinada por uma gangue. Ela é desde cedo treinada para executar sua vingança e armada com uma formidável habilidade em utilizar uma lâmina escondida no seu guarda-chuva. Ela vai levar a ira do inferno a seus inimigos.

Análise:


Este filme é uma adaptação para o cinema do mangá homônimo escrito por Kazuo Koike e ilustrado por Kazuo Kamimura lançado no Japão na década de 1970, ele remete à época do ano 7 da era meiji (1874) no Japão, uma era de transição de sua cultura milenar para a cultura ocidental, uma era de guerras e insanidades estava em andamento entre os japoneses revoltosos contra a doutrinação dos países estrangeiros e o governo japonês (comandados pelas superpotências ocidentais) que queriam a  modernização do seu país. Nesta premissa de instabilidade, caos e violência, nasce Shura Yukihime ou a filha do submundo, em uma prisão putrefata do Japão feudal onde sua mãe foi colocada por querer se vingar de bandidos gananciosos e inescrupulosos que covardemente chacinaram sua família e a estupraram. 

Assim, nesta prisão nasce uma bebê destinada a carnificina, um ser vivo concebido pelo ódio trazido pelo o sentimento de vingança que tem como objetivo equilibrar e colocar o mundo novamente no seu eixo, desde criança ela é doutrinada a se tornar um demônio num corpo humano com a missão de vingar os injustiçados e oprimidos pelos gananciosos japoneses que se entregaram aos métodos inescrupulosos e desumanos dos ocidentais para a obtenção de lucro,  ela extermina seus inimigos sem compaixão e nem piedade, tendo como obsessão a missão de vingança primal que ela foi predestinada pela sua mãe, que morreu durante o seu parto, que era matar os malfeitores que destruíram sua vida e mataram sua família.

Assim começa o treinamento do corpo e do espírito de Shura Yukihime ou Lady Snowblood (interpretada por Meiko Kaji, que também é cantora e interpreta a música tema do filme ''Flower of Carnage'') por um tirânico mestre escolhido a dedo por sua mãe antes de morrer. Por onde Lady Snowblood passa - armada com sua mortal lâmina escondida num guarda-chuvas - rios de sangue são derramados ou a neve branca é transformada em vermelho sangue fazendo uma analogia ao inferno ou ''Jigoku'', o vermelho forte se mistura ao cenário como uma metáfora de que o território japonês estava sendo banhado descontroladamente pelo o sangue de vários dos seus filhos, devido à uma guerra começada por países estrangeiros. As cenas de ação são intensas, sangrentas e estilosas que sofreram influencia dos westerns spaghetis italianos e do expressionismo japonês. É quase impossível não perceber também a influencia de outros mestres do cinema nipônico, como Kenji Misumi, Akira Kurosawa e Masaki Kobayashi em todo o filme.

Com pouco dinheiro e muita criatividade Toshiya Fujita concebeu um filme de vingança que só os orientais sabem fazer, um filme filosófico, violento e estiloso. As atuações são convincentes e a direção de arte é fantástica, a cenografia oriental e sua beleza singular foram muito bem exploradas neste filme. Como falar deste filme e não citar o já super mencionado Quentin Tarantino e seu ''Kill Bill'', a personagem  O-Ren Ishii interpretada por Lucy Liu foi inspirada na protagonista deste filme assim como a trajetória de vingança brutal e romântica da ''Noiva''. O diretor Chan-wook Park também se inspirou em Lady Snowblood para a concepção da personagem principal do seu filme ''Lady Vingança'' de 2005. 

O filme é contado em capítulos que remetem esta trajetória de vingança de Lady Snowblood, o filme possui vários desenhos de mangás ilustrando a narrativa que creio eu, foram feitas ou tiradas dos mangás que o filme se baseia, desenhados pelo próprio Kazuo Kamimura, devido às suas semelhanças.

Trilha Sonora:

''Flower of Carnage'':






Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário