13 Assassinos (Takashi Miike, 2010)


                                                                        TRAILER:



Direção: Takashi Miike
Roteiro: Daisuke Tengan, Kaneo Ikegami
País: Japão
Elenco:
Arata Furuta (Sahara)
Goro Inagaki (Lord Naritsugu Matsudaira)
Hiroki Matsukata (Kuranaga)
Ikki Namioka (Ishizuka)
Ikki Sawamura (Mitsuhashi)
Koen Kondo (Horii)
Kōji Yakusho (Shinzaemon Shimada)
Masachika Ichimura (Hanbei Kitou)
Masataka Kubota (Ogura)
Mikijiro Hira (Sir Doi)
Rokkaku Seiji (Otake)
Sousuke Takaoka (Hioki)
Takayuki Yamada (Shinrouko)
Tsuyoshi Ihara (Hirayama)
Yuma Ishigaki (Higuchi)
Yusuke Iseya (Koyata)

Sinopse: A história, ambientada no Japão Feudal, é centrada num homem que assassina e estupra inocentes, sempre protegido pela lei. Para o impedir, surge a força secreta dos treze assassinos, cada um com uma habilidade singular, dispostos a uma missão suicida para acabar com o mal.

Análise:

Este filme é um remake de um grande clássico do cinema japonês, um filme homônimo de 1963 dirigido por Eiichi Kudo que é o primeiro da trilogia ''Rebelião Samurai''. O filme conta a estória de um tirânico e homicida líder em uma época de paz. 

O filme se passa no Japão feudal em 1844 logo após a era das guerras, uma época onde os samurais já não tinham mais utilidade para a política japonesa e foram descartados, apenas alguns remanescentes ainda eram usados para a proteção pessoal da família dos xoguns enquanto outros perambulavam na miséria ou tentavam viver em paz em lugares inóspitos, duas coisas vergonhosas para os guerreiros que nasceram para a guerra e para glória. 


Lorde Naritsugu, meio-irmão do xogum, era um gangster que cometia crimes em nome das tradições, um tirânico líder que estuprava e matava sem piedade afim de se livrar do tédio que era o Japão sem guerras, um louco com um poder supremo de mudar e ditar o destino das pessoas que ele governava das quais ele não sentia piedade e nem compaixão, para ele o povo não passava de animais que poderiam ser facilmente abatidos por sua simples diversão. Então, este líder começou a ser um peso para o xogunato, alguns políticos importantes cometeram harakiri (suicídio) em protesto para a loucura de Lorde Naritsugu. A única alternativa de livrar o Japão deste sanguinário era assassiná-lo antes dele presidir o conselho que governava todo o país, assim ele se tornaria mais poderoso podendo mergulhar o Japão numa outra era das trevas. Assassina-lo era uma missão impossível de se realizar, já que ele era protegido por uma legião de samurais treinados para dar suas vidas para protege-lo.

Esta missão, não era nada impossível para mestres samurais dispostos a dar suas vidas para defender seu país de tiranos, então 13 ronis (samurais sem líder) foram alistados depois de terem presenciado as atrocidades de Lorde Naritsugu, mercenários que buscavam a recompensa da glória e a nobreza perante o seu ego e ao povo japonês, uma ultima batalha antes do fim, uma missão que os levaria a uma morte honrosa, algo que era muito importante para os samurais e que lhes foram tirados com o fim da era das guerras, onde seus serviços não eram mais importantes e sua cultura foi desmantelada. 

O filme é baseado em fatos históricos, realmente o Lorde Naritsugu existiu da forma descrita e o xogunato tinha um plano de assassiná-lo. O filme fundamenta sua estória na trajetória do Lorde que morreu misteriosamente no caminho do xogum que ele comandava até a cidade que ele viria a ser escolhido para presidir o conselho, então, a fantasia dá lugar ao mistério.

Os samurais não poderiam estar mais bem representados no cinema, Takashi Miike é um mestre para filmar cenas de ação com conotações filosóficas. A estória da primeira metade do filme é bem construída dando uma razão lógica para a missão suicida dos samurais, a segunda metade é pura adrenalina e explosiva, mais de 50 minutos de uma batalha frenética, sanguinária e absurda de 200 homens contra 13. Não espere cenas de ação onde a gravidade é zero e as lutas são coreografadas como danças, aqui as cenas de ação são brutais e cruas, pura diversão clássica e seca.

O lendário cineasta Takashi Miike dirige este filme épico afim de levar aos jovens japoneses deste começo de século a cultura samurai que foi muito importante para a fundamentação de toda cultura milenar japonesa. Os filmes de Takashi Miike são cultuados pelos jovens do Japão, jovens estes bombardeados por todo o tipo de informação que tornam suas memórias em algo efêmero, eles veem a informação e depois de algum tempo a esquecem para dar lugar a uma nova, Takashi Miike encara esta missão nobre, digna de um perfeito samurai, depois deste filme ele viria a fazer o remake de Harakiri de 1962. Miike começa seu filme com uma menção a um outro fato histórico esquecido pelos os jovens japoneses, a destruição de Hiroshima e Nagasaki pelas bombas nucleares na segunda guerra mundial, com os dizeres: ''Um homem extremamente cruel queria alcançar o poder. Os samurais tencionavam a impedi-lo. Eles conspiravam contra o irmão mais novo do xogum. Esta é uma história japonesa que aconteceu cem anos antes da bomba de Hiroshima e Nagasaki.''




Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário