Alguns Filmes Que Inspiraram Quentin Tarantino Para a Realização de Kill Bill... Ou Parece!

O título tem a terminação ''... Ou Parece!'' Devido ao livro ''Quentin Tarantino: Arquivos de um Fanático Por Cinema'' escrito pelo o jornalista Paul A. Woods, neste livro Tarantino desmistifica a ideia de que seus filmes são inspirações - e para alguns, plágios! - de outros filmes, eu não sei se acredito no que ele disse neste livro, mas acreditar ou não, fica a cargo de cada um, já porque os filmes são muito parecidos com os que vou listar aqui, e se a dúvida persiste o melhor é ficar com o óbvio!



Estava revendo os filmes de Quentin Tarantino Kill Bill volume I e II - que na minha humilde opinião, são os melhores de sua filmografia - e como sou um grande admirador destes filmes, principalmente do visual que se dá por muita violência gráfica e muita arte oriental, mesclada com várias referências à cultura pop, e que também sou fã dos filmes que pelo o que parece, inspiraram Quentin Tarantino para que ele concebesse Kill Bill, decidi fazer esta lista com estes filmes geniais, voltada para àqueles que não os conhecem, confiram:


Quadrilogia The Female Prisioner

Female Prisioner 701 Scorpion: Grudege Song (Direção: Shunya Ito, 1973)

Female Prisioner 701 Scorpion: beast Stable (Direção: Shunya Ito, 1973)

Female Convict Scorpion: Jailhouse 41 (Direção: Shunya Ito, 1972)

Female Prisioner 701: Scorpion (Direção: Shunya Ito, 1972)

Parece que estes filmes inspiraram Tarantino na formação da personagem principal, a mulher traída, maltratada, humilhada e destruída em uma busca insana e brutal por vingança e redenção, e também à bela fotografia oriental dos filmes devem ter vislumbrado Tarantino.


Lady Snowblood (Direção: Toshiya Fujita, 1973)

Este filme para mim é o melhor desta lista, ele deve ter inspirado Quentin Tarantino a obter os efeitos gráficos maravilhosos de contraste entre a cor vermelha do sangue com as cores das roupas e dos cenários que se misturam às cenas e incorporam o desejo de vingança brutal e ao mesmo tempo romântico da ''Noiva''. Pelo o que parece, a personagem principal deste filme foi a inspiração de Quentin Tarantino para a criação da personagem O-Ren Ishii. Simplesmente genial!


A Noiva Estava de Preto (Direção: François Truffaut, 1968)

Este filme, um clássico da Nouvelle Vague francesa, parece que foi a inspiração definitiva de Quentin Tarantino para à concepção do roteiro de Kill Bill, acho que foi o que ascendeu a lâmpada sobre sua cabeça, as semelhanças com a premissa desta estória são absurdas. Estava vendo este filme e imaginando o que Quentin Tarantino estaria pensando ao assisti-lo, ele deveria estar pensando: ''Truffaut criou uma estória sensacional só que faltou violência... já sei, irei reformular esta estória e colocarei várias referências dos filmes japoneses que eu assistia nas grindhouses''. Deve ter sido mais ou menos assim!


Sexo e Fúria (Direção: Norifume Suzuki, 1973)

Este filme japonês clássico do subgênero de exploração sexploittation, parece que foi a inspiração que Quentin Tarantino teve para a concepção das cenas de luta, principalmente a do final de Kill Bill volume I, que é  a batalha da ''Noiva'' com a gangue ''88 loucos'' e da ''Noiva'' com a O-Ren Ishii.


O Mestre da Guilhotina Voadora (Direção: Yu Wang, 1975)

A referencia de Tarantino à este filme, que é o clássico absoluto dos filmes sobre arte marciais, é o personagem que dá nome ao filme, o mestre que domina a guilhotina voadora, Quentin Tarantino faz quase um plágio deste personagem para criar um dos personagens mais icônicos de Kill Bill, o mestre tirânico e invencível Pai Mei. Parece que Quentin Tarantino também se inspirou para realizar as cenas de ação, enquanto em Sexo e Fúria ele se inspira na premissa filosófica e na cenografia, neste filme ele se inspira para realizar as exageradas e ultra violentas batalhas onde não existem as leis da física, a noiva voa balançando sua espada em meio à sangue e membros decepados, reparem também na arma de uma das capangas de O-Ren Ishii quando ela luta com a ''Noiva'', uma mortífera bola cravejada de afiadas lâminas amarrada à uma corrente que ela lança com a intenção de decepar a cabeça de seus adversários, esta arma é claramente ''copiada'' deste filme.


The Street Fighter (Direção: Shigehiro Ozawa, 1974)

Neste filme, parece que Quentin Tarantino se inspirou no personagem principal interpretado pelo o ícone das artes marciais Sonny Chiba, ele pegou toda a força, invencibilidade e brutalidade do personagem e as colocou na protagonista de Kill Bill à ''Noiva", ela é a versão feminina do personagem de Sonny Chiba em Street Fighter, um ati-herói que não mede esforços para alcançar seus objetivos de matança, não possui fraquezas físicas ele é indestrutível, os objetivos que move sua fúria é o pagamento por seus serviços como mercenário ou a restruturação de sua honra, e no caso da ''Noiva'' o desejo de vingança e a destruição de Bill. As únicas fraquezas dos dois personagens é a emocional, os dois possuem traumas que os tornam vulneráveis. Sonny Chiba faz uma ponta em Kill Bill, ele é o cozinheiro japonês que fabrica a espada mortal Katana para à ''Noiva''.


Thriller - Um Filme Cruel (Direção: Bo Arne Vibenius, 1974)

Também, neste clássico absoluto das grindhouses, parece que Quentin Tarantino se inspira para a criação da personagem principal, a mulher à procura de vingança com um desejo homicida para com os seus cruéis atrozes. Parece que ele também se inspirou na aparência da personagem principal deste filme, para a criação física da personagem ''Ellen Driver''.


A Vingança de Jennifer (Direção: Meir Zarchi, 1978)

Neste filme, outro clássico das grindhouses, parece que Quentin Tarantino se inspira no desejo de vingança da personagem ''Jennifer'' que não segue os meios convencionais de lidar com uma situação de extrema violência contra à sua integridade e honra, e parte para uma vingança cruel, fria e macabra. Este filme leva ao chão, à machista frase de que a mulher é um sexo frágil. Assim também acontece em Kill Bill com à poderosa e cruel personagem ''Noiva''.

Share on Google Plus

About inema e Fúria

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. Faltou o filme five finger of Death, fica obvio a inspiração. Até na trilha do filme, aquele sinal de alerta no Kill Bill, o mesmo utlizado nesse filme

    ResponderExcluir